De Ludmilla e Os Paralamas do Sucesso até Baco Exu do Blues, Carol Biazin, O Grilo e mais - veja quais brasileiros assistir no Lollapalooza Brasil 2023
Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 23/03/2023, às 10h00
O Lollapalooza celebra sua 10ª edição no Brasil novamente no Autódromo de Interlagos, nos dias 24, 25 e 26 de março (sexta, sábado e domingo). Grandes nomes da música como Billie Eilish, Twenty One Pilots e Drake e mais integram a seleção de artistas que tocarão em solo brasileiro.
Para além das atrações internacionais, o Lollapalooza Brasil é conhecido também por convidar ao palco artistas regionais nos diferentes países em que o festival ocorre. Bandas e artistas do cenário musical brasileiro aclamadas pelo público como Os Paralamas do Sucesso, Ludmilla, Anavitória são alguns dos artistas que integram o line-up da 10ª edição.
+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2023: Todos os shows e horários para você se organizar
Caso você ainda não tenha escolhido os shows que irá assistir no Lolla, a Rolling Stone Brasil listou 16 apresentações de brasileiros que você não pode perder:
Um dos principais nomes do rap nacional e também um dos ex-integrantes da segunda formação do Planet Hemp, espera-se que Gustavo de Almeida Ribeiro, mais conhecido pelo seu nome artístico Black Alien, apresente sucessos do cenário nacional presente nos álbuns de sucesso Babylon by Gus Vol. I: O Ano do Macaco (2004), Babylon By Gus – Vol. II: No Princípio Era O Verbo (2015) e Abaixo de Zero: Hello Hell (2019).
+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2023 anuncia programação para os três dias de festival; confira
Com letras que abordam recuperação química e importantes pautas sociais, o rapper traça um passeio metafórico por passado, presente e futuro, fortalecendo ainda mais a riqueza do gênero musical no Brasil.
Conforme confirmado pelo G1, o show trará o rapper Xamã, conhecido pelo sucesso em "Malvadão 3", como convidado. Black Alien se apresenta no dia 24 de março, às 14h10, no Palco Chevrolet.
+++LEIA MAIS: Festival Sarará anuncia Lamparina e ÀTTØØXXÁ no line-up
Ana Caetano e Vitória Falcão saíram de Araguaína, no Tocantins, para conquistarem o mundo com canções sinceras, profundas e envolventes - e ANAVITÓRIA (2016) foi o grande responsável por esse sucesso. Do pop ao folk, a dupla explora as diversas faces da vida de maneira leve, com sonoridade suave e instrumentais leves. Anavitória se apresenta no dia 24 de março, às 15h, no Palco Budweiser.
É difícil encontrar alguém que nunca ouviu aquela voz de criança no início de alguma música dizendo: “Pe-dro Sam-pai-o.” E, claro, o DJ carioca soube muito bem como aproveitar o nome – que se tornou praticamente um hit – para construir as faixas do primeiro disco da carreira, Chama Meu Nome (2022).
Não importa a idade, onde mora e nem o estilo musical favorito, Pedro Sampaio é para todos e o DJ carioca irá reforçar as raízes do funk brasileiro na estreia do gênero musical do Lollapalooza. Sampaio se apresenta no dia 24 de março, às 18h, no Palco Perry's by Johnnie Walker Blonde.
Formada em 2005, no Rio de Janeiro, Medulla volta aos palcos dos festivais brasileiros após cinco anos em hiato. A formação atual da banda conta com os irmãos Keops e Raony nos vocais, Alex Vinícius na guitarra e Tuti AC no baixo.
+++LEIA MAIS: Medulla terá Lucas Silveira e Jup do Bairro em show no Lollapalooza
Conhecidos pelos fortes posicionamentos sociais e os shows barulhentos que cativam os fãs, em seus três álbuns de estúdio, O Fim da Trégua (2005), Medulla (2014) e Deus e o Átomo (2016), a banda mescla elementos musicais de gêneros tais como o rap, rock, indie, trap, entre outros.
Conforme a banda revelou exclusivamente à Rolling Stone Brasil, o show trará Lucas Silveira (Fresno) e Jup do Bairro como convidados. Medulla se apresenta no dia 25 de março, às 12h30, no Palco Chevrolet.
+++LEIA MAIS: REVERSA: Carol Biazin mostra diferentes faces do amor contada em atos
Confirmada como uma das atrações do Lollapalooza Brasil, do MITA Festival e do Rock the Mountain deste ano, Carol Biazin é considerada uma das grandes ascensões e talentos musicais do pop brasileiro nos últimos tempos.
Conhecida após ser finalista do The Voice Brasil em 2017, a cantora paranaense lançou seu segundo disco REVERSA (2023) em janeiro e no Lollapalooza, Biazin promete trazer todas as estéticas do álbum. Carol Biazin se apresenta no dia 25 de março, às 13h05, no Palco Adidas.
Em 2018, José Gil, João Gil e Francisco Gil, filho e netos do emblemático cantor e compositor brasileiro, Gilberto Gil, formam o trio Gilsons e com o EP Várias Queixas (2019), a canção homônima colocou os músicos no mapa, em meio a uma bem-sucedida série de lançamentos.
José, João e Francisco Gil apresentam o álbum de estreia do grupo, Pra Gente Acordar (2022), que reforçam a mistura de instrumentos e elementos contemporâneos do MPB, axé, samba, pop, entre outros, que prometem agitar o Lollapalooza Brasil 2023. Gilsons se apresentam no dia 25 de março, às 13h50, no Palco Chevrolet.
+++LEIA MAIS: Pitty ironiza cover de Blink-182 feito por Twenty One Pilots: 'Animadasso'
Em comemoração aos 20 anos de seu álbum de estreia Admirável Chip Novo (2003), Pitty se apresenta pela terceira vez no Lollapalooza Brasil, após um show solo em 2015 e outro como parte do duo Agridoce em 2013, com as músicas que furaram a bolha do combalido pop rock brasileiro e a tornaram uma das maiores roqueiras do país.
Além dos sucessos como "Equalize" e "Me Adora", o show de Priscilla Novaes Leone trará também canções do último álbum Matriz (2019) e canções clássicas do Setevidas (2014). Pitty se apresenta no dia 25 de março, às 14h40, no Palco Adidas.
+++LEIA MAIS: Filipe Ret lança sexto álbum: 'Trap é a evolução do rap' [ENTREVISTA]
Uma das maiores cantoras brasileiras da atualidade, Ludmilla começou a carreira no funk carioca como MC Beyoncé e hoje explora outros gêneros como o pop, samba e pagode. Indicada duas vezes ao Grammy Latino, a cantora é uma das grandes expectativas nacionais no festival, após consagrar-se com um show histórico no Rock in Rio 2022. Ludmilla se apresenta no dia 25 de março, às 14h40, no Palco Budweiser.
Após ganhar destaque em batalhas de rimas no bairro boêmio da Lapa, Rio de Janeiro, Filipe Ret conquistou uma legião de fãs com os discos Numa Margem Distante (2009), Vivaz (2012), Revel (2015) e Audaz (2017) e segue até os dias atuais como um dos maiores nomes do rap nacional.
Em nova fase da carreira, em que o rapper explora ainda mais do trap e colaborações no cenário "muito enriquecedoras, culturalmente falando, para a sociedade", Ret confirmou à Rolling Stone Brasil que garante incendiar o Palco Adidas do Lollapalooza Brasil com os antigos sucessos e hits do disco LUME, lançado em junho do ano passado. Filipe Ret se apresenta no dia 25 de março, às 16h45, no Palco Adidas.
Black Pantera promete trazer aquilos que o grupo fazem melhor: rock, thrash metal e hardcore com letras carregadas de mensagens políticas e sociais. Eles lançaram três discos de estúdio: Project Black Pantera (2015), Agressão (2018) e Ascensão (2022).
De Uberaba, Black Pantera é formada pelos irmãos Charles Gama (guitarra e vocal) e Chaene da Gama (baixo e vocal) e Rodrigo Pancho (bateria). O nome do grupo é uma homenagem ao Partido dos Panteras Negras, o qual surgiu nos Estados Unidos para defender a comunidade afro-americana em meados dos anos 1960. A banda se apresenta no dia 26 de março, às 12h40, no Palco Adidas.
Fundado em 2016 no Paraná ,Lilian “Lio” Soares, Layane “Lay” Soares e Jean Machado são conhecidos por representar o cenário da música alternativa brasileira, produzindo canções que mesclam elementos próprios do folk, pop, soul, lo-fi e afrofuturismo, além das canções em espanhol inspiradas pela música e literatura latino americana. Tuyo se apresenta no dia 26 de março, às 13h25, no Palco Chevrolet.
Uma das bandas brasileiras mais interessantes que surgiu nos últimos anos, O Grilo renasceu em 2019, quando passou por mudanças na formação. Os integrantes são Pedro Martins (vocal), Felipe Martins (guitarra), Gabriel Cavallari (baixo) e Lucas Teixeira (bateria). Juntos, lançaram alguns singles e o primeiro disco de estúdio do grupo, Você Não Sabe de Nada (2021), pelo selo Rockambole.
Em 2019, a banda paulistana foi a grande vencedora do concurso Temos Vagas 89, promovido pela Rádio Rock, e foi responsável por abrir o Palco Onix no primeiro dia do festival. Com letras que apresentam uma essência jovem e a sonoridade que não nega sua origem brasileira, a banda se mostra capaz de cativar o público. O Grilo se apresenta no dia 26 de março, às 14h05, no Palco Adidas.
Em 2019 e 2022, a apresentação de Rashid foi cancelada devido à chuva e vento que rodeavam o Autódromo de Interlagos. Neste ano, o rapper trará um show novo, apoiado no disco lançado em novembro de 2022, Movimento Rápido dos Olhos, que conta com colaborações de BK, Liniker, Don L, Macedo Bellini, Amiri e mais. Rashid se apresenta no domingo, 26, no Palco Budweiser, às 14h15.
Banda consagrada do rock nacional, Os Paralamas do Sucesso foram mais uma surpresa positiva do line-up, que segue tendência de valorizar ainda mais os artistas brasileiros, como nas edições passadas, com Tribalistas ocupando posição de destaque em 2019.
+++LEIA MAIS: Rashid e Silva ganham nova chance após shows cancelados no Lollapalooza 2019
Bi Ribeiro, Herbert Vianna e João Barone trarão clássicos do rock nacional que marcaram gerações e seguem fazendo história na indústria musical brasileira como "Alagados", "Aonde Quer Que Eu Vá", "Lanterna Dos Afogados" e mais. Os Paralamas do Sucesso se apresentam no dia 26 de março, às 15h20, no Palco Chevrolet.
Dono de um dos maiores sucessos do streaming no Brasil (“Ai Preto”, com a MC Bianca e o DJ Biel do Furduncinho) e o rapper nacional mais ouvido no Spotify há 10 meses seguidos, L7NNON também é uma das grandes promessas nacionais do festival.
O rapper acaba de estrear sua fase romântica com o disco Me Espera (2023) no início do mês e além dos love songs, espera-se que L7NNON traga para Lollapalooza sucessos como"Gratidão," "Corte Americano" e "Sem Dó. L7nnon se apresentam no dia 26 de março, às 16h25, no Palco Budweiser.
Baco Exu do Blues faz sua estreia no Lollapalooza Brasil substituindo WILLOW com a turnê Quantas vezes você já foi amado? (2022), de seu terceiro disco. Além disso, espera-se que o artista baiano traga alguns de seus maiores hits como "Queima Minha Pele", "Me Desculpa Jay-Z" e a mais recente parceria com Luísa Sonza, 'Hotel Caro", destacando sua sonoridade com influências do R&B e do hip hop. Baco Exu do Blues se apresenta no dia 26 de março, às 18h35, no Palco Adidas.
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show