- Malcolm McDowell em Laranja Mecânica (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Malcolm McDowell relembra Laranja Mecânica: 'Uma tortura'

Malcolm McDowell falou sobre filmagens de Laranja Mecânica, relembrando cenas e desgaste emocional

Redação Publicado em 30/09/2021, às 10h24

Considerado por diversos críticos de cinema como um dos maiores filmes de todos os tempos, Laranja Mecânica completa 50 anos em 2021. Estrela do longa-metragem, Malcolm McDowell relembrou as filmagens e este capítulo tão notório da carreira dele em uma longa entrevista ao NME.

Dirigido e escrito por Stanley Kubrick, o filme estreou em 19 de dezembro de 1971 nos Estados Unidos e Canadá. A produção foi baseada no livro homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962. Laranja Mecânica acompanha o jovem Alex (Malcolm McDowell), quem usa as noites para sair com Droogs, gangue formada com amigos violentos.

+++LEIA MAIS: De Hannibal Lecter a Laranja Mecânica: os 10 maiores psicopatas do cinema [LISTA]

No entanto, o protagonista acaba preso pelas autoridades - e, para ser libertado mais cedo, submete-se a uma técnica de modificação de comportamento. A intensa narrativa, é claro, foi refletida nas filmagens, as quais foram igualmente complexas para Malcolm McDowell, segundo contou o ator, descrevendo uma das cenas como "torturante".

Ao longo da entrevista, o astro contou sobre a dificuldade inicial de aceitar o retorno grandioso do filme: "Nos primeiros 10 anos depois que eu fiz isso, fiquei ressentido. [...] Eu disse: 'Olha, eu sou um ator, tenho que fazer um grande papel, [mas] estou seguindo em frente.' Então eu percebi que era uma obra-prima e eu era parte, muito parte dela. Você pode muito bem apenas aceitar e se divertir."

+++LEIA MAIS: 5 filmes tão controversos que quase não foram lançados, segundo site: de Laranja Mecânica a Lolita

Especificamente sobre as filmagens das cenas, Malcolm McDowell contou sobre o processo de gravação de quando Alex é preso e curado através da torturante terapia - a famosa Técnica Ludovico. Os olhos do ator sofriam com uma solução que era colocada nos olhos do personagem por um médico. 

McDowell chegou a ficar temporariamente cego por uma córnea arranhada. Ao NME, explicou: "Você não terá problemas, seus olhos ficarão anestesiados [disseram para ele]. 'Você não sentirá nada.'[...] Isso não era exatamente verdade."

+++LEIA MAIS: Laranja Mecânica: Malcolm McDowell diz que foi ‘brutal’ trabalhar com Stanley Kubrick

"[...] Uma semana depois, [Kubrick] diz: 'Eu vi todas as cenas e é ótimo, mas preciso de uma cena [aproximada e] real do olho'. E eu disse: 'Bem, por que você não faz isso no dublê? É para isso que ele é pago'. [...] Então eu tive que voltar e fazer de novo! E, claro, eles arranham minhas córneas [de novo], nada como originalmente, mas eu sabia que isso estava acontecendo. Isso foi uma tortura porque eu sabia o que esperar. Mas, valeu a pena," disse o astro.

No final das filmagens de Laranja Mecânica, Malcolm McDowell estava "totalmente exausto emocionalmente e fisicamente também." 

+++LEIA MAIS: 50 anos de Laranja Mecânica: 5 curiosidades sobre o clássico de Stanley Kubrick [LISTA]

clássico notícia cinema relembra stanley kubrick tortura laranja mecânica Malcolm McDowell

Leia também

Sensação do pop psicodélico, Crumb faz shows no Brasil com álbum de 'energias conflitantes'


Bob Dylan opina sobre show de Nick Cave & The Bad Seeds em Paris


Fafá de Belém surpreende ao revelar que quer gravar disco de rock


Ouça a única gravação de Axl Rose em 2024


Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil