O Mapa dos Festivais mapeou 298 eventos de todas as regiões do país, de diferentes gêneros e portes, que aconteceram durante 2023
Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 11/02/2024, às 12h00
A plataforma Mapa dos Festivais, que mapeia shows pelo Brasil, divulgou pesquisa sobre os festivais recebidos pelo país ao longo de 2023. O estudo revela que "71 festivais tiveram sua primeira edição" no ano passado, "sendo que 16 deles já estão com edição confirmada para 2024".
Para a pesquisa, foram mapeados 298 eventos de todas as regiões do país, de diferentes gêneros e portes, durante o período compreendido entre janeiro e dezembro de 2023. Os dados foram coletados por meio da própria plataforma do Mapa dos Festivais e de informações disponibilizadas nas redes sociais.
"Ressaltamos que a pesquisa não contempla a totalidade dos festivais que acontecem no Brasil, uma vez que a base de dados utilizada foi apenas a dos festivais cadastrados no Mapa dos Festivais", explica a análise — que teve curadoria da equipe do portal e de produtores de eventos.
Foram considerados festivais os eventos que acontecem com regularidade (com exceção daqueles que realizaram a primeira edição), cujo elemento central é a música, e que têm mais de três atrações musicais.
A pesquisa mostra ainda que São Paulo é a cidade com o "maior número de festivais cadastrados" e o sudeste "concentra a maioria dos eventos do país", com o total de 171. O nordeste fica logo atrás, com 58, seguido do sul (40) e do centro-oeste (20). No norte, foram registrados apenas 9 festivais de música: Psica (PA), Se Rasgum (PA), Sou Manaus (AM), Festival Casarão (RO), Amazonas Green Jazz Festival (AM), Festival Sonido (PA), Festival Lambateria (PA), Festival Amazônia de Pé (PA) e Festival Bem Ali (TO). Para receber o documento com a pesquisa completa do Mapa dos Festivais, acesse aqui.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo