Mostra foi idealizada pelo artista ao lado de Luiza Machado e convida o público para uma viagem pelo universo do disco, lançado em 2003
Rodrigo Tammaro Publicado em 15/08/2024, às 14h59
O icônico álbum A Procura da Batida Perfeita, lançado em 2003 por Marcelo D2, chega ao streaming nesta sexta-feira (16). O lançamento faz parte de uma parceria com a Sony Music Brasil para disponibilizar discos marcantes do artista nas plataformas de áudio.
A obra de Marcelo D2 ainda ganha uma instalação artística inédita e gratuita na Ocupação IBORU, no Centro Histórico do Rio de Janeiro.
Idealizada pelo próprio artista ao lado da produtora Luiza Machado, a mostra estreia neste dia 17 de agosto e convida o público para uma viagem multisensorial pelo universo do disco.
A instalação apresenta elementos relacionados à obra, como um grande mural com a capa do álbum, um making of do clipe da música “Qual É?”, a exibição de videoclipes, uma reprodução do estúdio de D2 e fotos inéditas.
Além disso, o artista vai participar de três sessões de visitas guiadas a partir das 11h no dia da estreia. Nessas sessões, Marcelo D2 vai explicar o processo de criação do álbum, passando pela escolha dos samples e a composição estética.
Além de A Procura da Batida Perfeita, Marcelo D2 e Sony Music Brasil lançaram outros três álbuns icônicos do artista nas plataformas de áudio: Eu Tiro é Onda (1998), Acústico MTV (2004) e Meu Samba é Assim (2006).
O primeiro, lançado há 26 anos, iniciou a jornada solo de Marcelo D2. Naquele período, o rap nacional vivia a sua era de ouro, quebrando paradigmas na qualidade das produções e também por entrar em ambientes em que antes não tinha espaço. Dessa forma, o disco tornou-se porta-voz de uma população que não tinha meios para expressar suas indignações e reivindicar direitos.
Cronologicamente, A Procura da Batida Perfeita marcou a imersão de Marcelo D2 no samba. O título é uma referência ao single Looking For The Perfect, do Afrika Bambaataa, um dos arquitetos do hip hop. Diferente do antecessor, os beats ganham a companhia orgânica da batucada e de acordes de violão, resultando em uma combinação pouco explorada no rap do Brasil até aquele momento.
+++LEIA MAIS: Marcelo D2 relançará 4 álbuns clássicos da carreira solo no streaming
As produções são assinadas por Mario Caldato Jr e encorpadas com samples de João Nogueira, Luiz Bonfá, Paulinho da Viola, Antônio Carlos & Jocafi e Marku Ribas. Na lista de convidados estão o filho de Marcelo, Stephan (Sain), e will.i.am (Black Eyed Peas) - além de Ivan “Mamão” (Azymuth) na bateria e Seu Jorge nos vocais de “A Maldição Do Samba”.
Pela estética diferenciada com referências às rodas de samba do Rio, o álbum sedimentou a carreira de D2. O artista emplacou hits como “Qual É” e “Loadeando”, atingiu o topo das paradas nas rádios, participou de programas da TV aberta e expandiu o seu alcance para além das fronteiras ao se apresentar no lendário Montreux Jazz Festival, na Suíça.
Movimento criado por Marcelo D2 e Luiza Machado em 2023, a Ocupação IBORU recebeu mais de 120 mil visitantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O projeto foi um desdobramento do álbum de mesmo nome, apontado pela APCA como um dos melhores do ano passado.
Se em 2023 Marcelo D2 e Luiza Machado uniram arte, moda, educação, tecnologia e comportamento, agora o foco é ainda mais direcionado à música. Em 2024, a musicalidade do artista assume o protagonismo, refletindo a contínua busca de D2 por experimentações sonoras e compartilhamento de seu processo criativo.
+++LEIA MAIS: Marcelo D2 e Luiza Machado inauguram centro cultural com exposição fotográfica
O espaço abrigou este ano a exposição de fotografia Linhagem Suburbana de Wilmore Oliveira, conhecido como Youknowmyface, sob a curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado, além de ALAKORÔ – uma exposição de Sérgio Marimba com curadoria de Bianca Ramoneda. O espaço continuará recebendo uma série de eventos e atividades, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.
Instalação - A Procura da Batida Perfeita
Data e horário: De 17 de agosto a 07 de setembro, terça a sábado, das 11h às 17h
Endereço: Ocupação IBORU; R. Sete de Setembro, 43 - Centro, RJ
Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotaçãoConfira a programação completa no Instagram do artista - @marcelod2
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP