Line-up do Plantão Festival teve curadoria de Matuê; esse será primeiro grande evento de rap em Fortaleza, Ceará
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 19/04/2023, às 15h54
Responsável por hits como "Vampiro," "Quer Voar" e "Máquina do Tempo," Matuê tem grande sucesso como rapper. Agora, o cantor fortalezense se aventura na produção de festivais e é um dos responsáveis pelo Plantão Festival. Na noite da próxima quinta, 20 de abril de 2023, o evento acontece no Marina Park Hotel, o qual contará com Teto, Djonga, Marcelo D2, L7nnon, entre outros.
O evento é produzido pelo selo fonográfico e produtora musical 30PRAUM, cujo planejamento é feito pelo rapper e Clara Mendes, CEO da empresa e sócia do artista. For You Produções também está envolvida no Plantão, descrito como "grande plano" por Matuê durante entrevista à Rolling Stone Brasil.
+++LEIA MAIS: Sabotage 50 anos: rapper será celebrado em disco inédito, filme, livro e mais
"A ideia do Plantão veio com a nossa vontade de criar o nosso próprio festival! Pelo fato da gente estar super próximos aos fãs, lançando música, recebendo feedback direto deles, entendendo realmente o que eles buscam em termos de experiência para um show," afirmou o cantor.
Em 2022, Matuê fez uma espécie de treinamento para o festival: teve show para cerca de 20 mil pessoas. "Foi uma experiência na qual criamos um show, entendemos como que funcionava toda essa logística por trás de criar um grande evento. Justamente como, um preparo para fazermos o nosso festival efetivamente."
Nesse ano, houveram várias melhorias. Tivemos crescimento em termos de infraestrutura dentro da 30PRAUM e aumento de equipe, nosso espaço de escritório, mais estúdios, enfim. Aí a gente se sentiu preparado para executar o grande plano.
+++LEIA MAIS: Doja Cat revela que próximo disco será apenas rap: 'Chega de pop'
Com os portões marcados para abrir às 20h e início às 22h, Plantão Festival terá shows de Matuê, Teto, WIU, Djonga, Major RD, Marcelo D2, L7nnon, Welisson e Arthurzim. Inclusive, o line-up teve curadoria do próprio rapper, que quis dar bastante destaque para a música do Nordeste.
"Cada artista do line-up tem uma motivação diferente, vamos dizer assim. De início, eu queria trazer artistas do Nordeste, por isso temos nomes como Arthurzim e Welisson - e talvez até alguma outra surpresa do Nordeste," explicou. Esse era o nosso foco número um."
+++LEIA MAIS: A impagável reação de Ozzy Osbourne ao ouvir rapper regravando sua música
O evento conta com artistas de outras regiões do país, como Djonga, Marcelo D2 e L7nnon, mas cada um dialoga bastante com toda proposta do festival, seja no conceito ou relação com a música de Matuê e cia. Uma decisão interessante da organização do Plantão foi trazer aproximação dos artistas, buscando cada um no aeroporto e confraternização para melhor receber os cantores, por exemplo.
Por que isso? Como queremos criar algo especial, vamos aproximar essas pessoas de uma forma mais pessoal, que se sintam bem para subir naquele palco e não só fazer o melhor show, mas trazer algo de novo, comunicar-se com as pessoas de uma forma diferente, para cada um se sentir verdadeiramente à vontade.
Como Matuê explicou, ele e Clara Mendes focam no planejamento a longo prazo enquanto líderes da 30PRAUM. Em 2022, a dupla quis diversificar o capital, para conseguir realizar projetos maiores e clipes melhores.
"Mas, não queremos nos limitar de fazer grandes produções. Como vocês sabem, a gente sempre supera nossos limites, em termos dos nossos projetos e o que a gente traz em termos de direção visual, etc. Queremos trazer algo cada vez mais mega," continuou o rapper. "Então, eu me vi nesse desafio de pensar em novas formas da gente fazer dinheiro."
No entanto, ganhar mais dinheiro não é o foco da galera da 30PRAUM, que sempre prioriza relações artísticas e relação com os artistas e indústria: "Essa questão financeira precisa estar sempre em equilíbrio com as ideias, que precisam ser mirabolantes, mexer com o imaginativo das pessoas."
Ou seja, fazemos tudo isso para conseguirmos investir cada vez mais nessas ideias malucas, que são o que dá o gosto de fazer nosso trabalho. É a parte mais divertida desse trampo.
+++LEIA MAIS: O único rapper bilionário na atualidade, segundo a Forbes
Para quem não estará em Fortaleza presencialmente no evento, existe uma ótima notícia: Plantão Festival terá transmissão no canal de YouTube do Podpah, comandada por Igão e Mítico, além da participação do humorista Diogo Defante como um dos apresentadores.
Claro, um dos shows mais aguardados da madrugada é Matuê, que reestruturou o show inteiro e está pronto para surpreender o público e fãs. "Cantarei músicas que já fazem muito tempo que eu não canto, que fazem parte da minha história e da caminhada inicial da 30PRAUM," prometeu o cantor.
+++LEIA MAIS: Diddy paga R$25 mil por dia a Sting por sample de 'Every Breath You Take'
Pela primeira vez, Fortaleza será palco de um festival de rap de grande porte - e é ótimo ver o gênero expandindo de proporção fora do eixo Rio-São Paulo. Ou seja, Plantão tem grande importância não só para o trap, mas para a cena local.
"Esse evento reforça nossa força mais uma vez. Ele tem a importância de mostrar o valor que nossa arte e música possuem," comemorou Matuê. "Tudo aquilo que a gente cria é daqui, mas muitas vezes não foi valorizado. Mostrar que vendemos ingressos, trazemos um público pagante que consome, que vive a experiência com muito mais intensidade do que outro evento sem essa conexão."
+++LEIA MAIS: Coachella: multa por ultrapassar toque de recolher chega a US$ 117 mil
Esse crescimento do rap no Brasil é consequência de muito trabalho árduo que acontece desde os princípios do gênero, de Sabotage, Thaíde e Racionais MC's até os nomes que surgiram mais recentemente, como Djonga, Tasha & Tracie, BK', Rashid e o próprio Matuê.
"Eu posso falar com prioridade sobre a 30PRAUM, porque ela vem fazendo um trabalho de profissionalização nos bastidores, principalmente," pontuou o rapper. "Eu diria que a nossa gestão fez uma enorme diferença justamente na evolução profissional desse trabalho. Por exemplo, na questão jurídica contratual, trabalhando com seriedade e profissionalismo."
A gente realmente entrega aquilo que a gente se propõe a entregar. Fechamos acordos sérios e fazemos um trabalho muito organizado. Eu acho que esse é o primeiro ponto. Essa questão tem um impacto muito grande nesse crescimento.
+++LEIA MAIS: Ice-T aponta o momento em que o hip hop começou a ficar 'bobo' e explica razão
Além disso, Matuê também explicou que, atualmente, o rap e o trap dialogam bastante com a juventude, algo que ultrapassa a barreira artística. "É como se fosse a voz do jovem em um gênero musical. Isso tem muita força e verdade por trás, e isso nos dá bastante espaço no cenário musical."
Serviço: Plantão Festival
Atrações musicais: Matuê, Teto, WIU, L7nnon, Marcelo D2, Major RD, Arthurzim,
Djonga, Wellison
Data: 20 de abril de 2023, quinta-feira
Horário: Abertura dos portões às 20h
Endereço: Marina Park Hotel - Av. Presidente Castelo Branco, 400 - Fortaleza -
CE, 60312-060.
Ingressos: Online no site da Efolia e nas lojas físicas da Greenish
Classificação: Arena Front: 16 anos; Lounge Open Bar: 18 anos.
Mais informações: https://linktr.ee/plantaofestival
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo