Syl Johnson, cuja música foi sampleada por Jay-Z e Kanye West, teve morte anunciada neste domingo, 6 de fevereiro
Redação Publicado em 07/02/2022, às 15h48
Syl Johnson, uma das maiores vozes do soul e R&B norte-americano, morreu aos 85 anos, como foi anunciado pela família do cantor neste domingo, 6 de fevereiro — a causa da morte não foi divulgada, de acordo com informações do Splash UOL. O artista foi responsável pela faixa “Different Strokes,” de 1967, que se tornou uma das canções mais usadas em samples na história do hip-hop, segundo a Rolling Stone EUA.
“É com extrema tristeza que nossa família anuncia o falecimento da lenda do Hall da Fama do Soul & Blues Syl Johnson, nascido Sylvester Thompson em Holly Springs, no estado do Missisípi [EUA]. Pai, irmão, avô, bisavô, tio, amigo e artista, ele viveu sua vida como cantor, músico e empresário que amava música negra," diz o comunicado divulgado pela família à imprensa norte-americana.
+++LEIA MAIS: Syl Johnson entra com processo contra Jay-Z e Kanye West
Um lutador corajoso e feroz, sempre defendendo a busca pela justiça no que diz respeito à sua música e som, ele fará muita falta a todos que cruzaram seu caminho. Seu catálogo e legado serão lembrados como impecáveis e um projeto histórico para todos que o vivenciarem.
A morte do cantor veio dias após o falecimento do irmão, indicado ao Hall da Fama do Blues, Jimmy Johnson, que morreu aos 93 anos, de acordo com a CBS Chicago. Syl começou a carreira na década de 1960 e teve maior sucesso como vocalista com o cover de "Take Me to the River," lançado em 1975.
O reconhecimento e legado como uma das maiores vozes do soul, no entanto, veio em 1967, com “Different Strokes.” A música foi sampleada por diversos artistas ao longo dos anos, inclusive por Kanye West e Jay-Z no disco Watch the Throne (2011). Os rappers foram processados por suposto uso não-autorizado dos trechos e ausência de créditos ao artista original. Ao final da ação, Syl recuperou os direitos e voltou a lucrar com a canção.
+++LEIA MAIS: Jay-Z e Kanye West poderão sofrer processo por faixa de Watch the Throne
Sean Ono Lennon diz que começou a fazer música para 'preencher o vazio' após morte do pai, John Lennon
Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'
Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'
Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra
Snoop Dogg responde letra de Kendrick Lamar que o critica por apoiar Drake