Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o músico falou sobre o processo de composição de Self Explanatory (2022) e os reflexos da vida pessoal na música
Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 21/08/2022, às 17h00
Durante todo o período dos anos 2000, Ne-Yo era um dos artistas que inevitavelmente estaria presente na rotina das pessoas: tocando nas rádios, em canais de música como MTV e VH1, ou até mesmo na coleção de CD's dos fãs.
Para alguém que teve a infância marcada por seus hits, se surpreendeu após conhecer um pouco mais de quem está por trás das letras românticas e calorosas da época. É impressionante a humildade e a gratidão de Shaffer Chimere Smith com o tempo.
Em especial, o oitavo álbum de estúdio, Self Explanatory (2022), lançado em julho, mostra como o relógio foi favorável ao artista, em inúmeros sentidos.
O período da pandemia foi desafiador para todos, mas teve ainda mais oscilações para Ne-Yo. Além de precisar ser hospitalizado após contrair o coronavírus, o cantor norte-americano quase colocou um ponto final em seu relacionamento com Crystal Renay, com quem se casou em 2016.
Os altos e baixos dão o tom para a narrativa de Self Explanatory, que não fala 'apenas sobre a minha vida com Crystal', garante Ne-Yo. Como o próprio nome do disco diz, as músicas falam por si em uma autoexplicação sobre seus sentimentos, sua verdade e sua música, embalados por uma verdadeira nostalgia de tunes e mixes que nos lembram o porquê Ne-Yo é tão consagrado na música.
Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Ne-Yo fala sobre o momento atual da carreira, sonhos e detalhes sobre seu processo de composição e criação. Além disso, reafirmou amor pelo Brasil e responde rumores sobre produção com LR Beats, produtor brasileiro.
Questionado sobre as diferenças de criar um álbum após tantas mudanças na indústria, o cantor agradece a gentileza e o suporte dos fãs em o manterem relevante e permitirem que ele continue sendo 'Ne-Yo', mesmo com tantos novos artistas.
Fazer música neste momento da minha carreira é mais fácil e vem com menos pressão. Ainda existe o nervosismo, mas com certeza diria para o Shaffer do passado para continuar fazendo o que ele acreditasse, mesmo que ainda não soubesse bem com o que estava lidando.
Alguns hits do cantor como "Because of You" (2007) e "She Knows" (2015) tornaram-se virais no TikTok e atraíram uma base de fãs jovens para o artista. E apesar de entender como o passar dos anos foram extremamente necessários para a carreira, o cantor acha cômico ter fãs nesta nova geração.
É estranho perceber que tenho fãs mais jovens. Não me leve a mal, não é ruim. Mas, sabe, eu jamais pensei que encontraria alguém que me dissesse: 'Ne-Yo, você fez parte da minha infância!' e eu lhe pergunto 'Quantos anos você tem?' e ele diz '19'. Isso é surreal na minha cabeça, porque eu comecei a cantar com 19.
+++ LEIA MAIS: Vitão se reinventa com EP 'Mais Uma Vez': 'Busco ir na contramão' [ENTREVISTA]
Sobre o processo de composição e criação, Ne-Yo é modesto e diz não ter nenhuma preparação, 'além de se permitir sentir'. Brinco com o artista dizendo que ele então pode apenas olhar para uma árvore e criar um hit de sucesso.
[Risos] É, poderia ser realmente fácil assim. Mas a verdade é que eu não preciso estar em um local específico ou fazer algum ritual para compôr. No geral, a vida e as vivências são essenciais para criar boas canções. Este disco trás muito uma vibe R&B e leve, que diz muito sobre meus últimos quatro anos e isso reflete no disco.
Sobre os próximos passos após o lançamento e turnê de Self Explanatory, Ne-Yo fala sobre o contato com LR Beats, produtor brasileiro com quem conversou, e ainda esclarece se há algum artista brasileiro com quem gostaria de trabalhar futuramente.
Eu quero [e preciso] voltar ao Brasil, não só pelo fãs, mas para conhecer a cena musical daí. Eu ouço muitas coisas que gosto e quero saber mais de onde vieram. Quero alguém que me mostre, diga 'essa música é daqui, essa é de lá'. Conhecer em primeira mão. O Brasil sempre foi generoso comigo.
O ganhador de três Grammy's por Melhor Música R&B do Ano (2009), Melhor Performance Vocal (2009) e Melhor Álbum R&B Contemporâneo (2008) diz ter atingido a maioria dos seus principais objetivos e, atualmente, está feliz por apenas ser quem é. Entre os tópicos que restam na sua lista de desejos, Ne-Yo ainda espera uma parceria com seu maior ídolo, Stevie Wonder, e o tão esperado retorno ao Brasil.
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”