Além do público sempre gigante do Rock in Rio – onde tocaram em 2011 e retornam neste ano – banda tem no país seu recorde de público em show solo
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 08/08/2024, às 09h56
Desde o estouro com o álbum de estreia Fallen (2003), o Evanescence sempre teve boa repercussão no Brasil. O grupo “surfou” em duas ondas de popularidade no início dos anos 2000: nu metal e metal sinfônico com mulheres no vocal. Reflexões à parte, fato é que nem a própria Amy Lee consegue acreditar no quanto eles são grandes por aqui.
Os americanos participaram do Rock in Rio Lisboa esse ano e também estão agendados para tocar na edição carioca, que celebra os 40 anos do festival. O Evanescence se apresenta no dia 15 de setembro, ao lado de nomes como Journey, Deep Purple, Incubus e Avenged Sevenfold. Será a segunda passagem pelo evento no Rio e a sétima pelo país.
Inicialmente, a cantora e líder do grupo relembrou ao jornal O Globo a primeira participação da banda no festival, em 2011.
“É bonito voltar ao evento agora. E também é bem diferente para mim (risos). Na primeira vez, estava nervosíssima. Agora me sinto mais leve. É empolgante, sabe? Sempre espero os melhores resultados no Brasil. E minhas expectativas são altas. Sempre irei ao Brasil. Aliás, sempre terei que ir ao Brasil! É incrível o número de fãs que tenho no país. E não faço ideia dos motivos para haver essa conexão tão grande. Dá para ver que realmente as pessoas amam minha música. É um povo bonito, alegre.”
A visita de Amy Lee e seus colegas ao Brasil é bem recente. Em outubro de 2023, o grupo realizou shows em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (duas apresentações) e Olinda. Na ocasião, celebravam os 20 anos de Fallen e divulgavam o álbum mais recente, The Bitter Truth (2021).
Sobre o primeiro trabalho e maior sucesso da banda, Lee comentou:
“Nós meio que começamos a celebrar esse álbum no ano passado, e continuamos fazendo isso, o que é legal porque a data da comemoração está fora de questão agora. É como dançar sem razão, em qualquer momento. Sou muito grata pelo sucesso deste trabalho. A história que nós temos com a banda, sempre com o nosso coração ali dentro, permanece viva por vários anos. Isso nos deixa fortes para fazer novas coisas. E agora é uma ótima oportunidade para celebrar todo esse tempo junto ao Rock in Rio.”
O show do Evanescence no Rock in Rio deste ano será o 21º do grupo no país ao todo. Quando tocaram no festival em 2011, ao lado de Pitty, Detonautas, System of a Down e Guns N’ Roses, encararam um público de 100 mil pessoas, média que tem se mantido por dia nas edições seguintes e é esperada também para 2024.
Na turnê de 2023 que fez por aqui, a banda tocou em um estádio, o Allianz Parque, em São Paulo, para aproximadamente 40 mil pessoas — seu recorde em um show solo, com direito a post comemorativo no perfil do Instagram. As outras datas, embora em locais menores, também tiveram boa repercussão.
Para efeitos de comparação, o último show do Evanescence nos Estados Unidos antes da turnê brasileira aconteceu em 6 de setembro de 2023, no Ovation Hall, em Atlantic City, Nova Jersey, local com 5,5 mil. Em média, nas excursões pela terra natal, a banda toca em arenas cuja capacidade varia de 10 mil a 20 mil pessoas.
Colaborou: André Luiz Fernandes.
Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'
Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'
Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra
Snoop Dogg responde letra de Kendrick Lamar que o critica por apoiar Drake
Bob Dylan se manifesta sobre rumor de que proíbe as pessoas de olhar para ele