"Never Gonna Give You Up" foi lançada nos anos 80, mas é lembrada muito mais pelos jovens adultos de hoje do que os que foram adolescentes na época
Redação Publicado em 27/07/2022, às 15h12
A canção "Never Gonna Give You Up" de Rick Astley completa 35 anos nesta quarta-feira,27. A faixa aparenta ser uma canção comum dos anos 80, mas é relembrada muito mais por jovens adultos de hoje do que aqueles que foram adolescentes na época, isso porque, a canção nasce em uma era pré-internet.
Em 2007, um usuário anônimo postou um link no fórum 4chan para baixar a versão beta do game Grand Theft Auto IV (GTA)– que só seria lançado em abril de 2008. No entanto, ao clicar, o usuário era levado para o clipe de "Never Gonna Give You Up" de Rick Astley no YouTube.
+++LEIA MAIS: Vídeo com 'Anitta' supostamente atacada em show é falso
A brincadeira fez sucesso e passou a ser chamada de "Rickrolling" - como referência a um meme parecido chamada "Duckroll", onde o link de uma notícia falsa e de estremo interesse direciona o usuário para um vídeo de um pato com rodas.
Hoje o clipe de "Never Gonna Give You Up" contempla 1 bilhão e 256 milhões de visualizações no YouTube e já foi usado por empresas, eventos, internautas e até pela TV de forma ostensiva.
+++LEIA MAIS: Ouça agora Renaissance, disco vazado de Beyoncé
Não existe uma explicação para o sucesso, mas fica claro o efeito cômico do clipe com o topete de Astley, o estilo exagerado dos anos 80 e a sua voz extremamente grave com uma aparência jovem.
O músico britânico não parece se incomodar com o meme e sempre tratou com muito carinho os fãs, além de entender que a brincadeira contribuiu para o sucesso da música.
"Acho que é uma dessas coisas estranhas que acontecem e as pessoas adotam, mas isso que é o genial da internet", disse Astley sobre o meme ao jornal inglês Metro. "Minha preocupação é que minha filha não fique com vergonha por isso", ele brincou. (via G1)
"Never Gonna Give You Up" foi o primeiro sucesso do cantor, sendo o single mais vendido do Reino Unido no ano do lançamento. A música faz parte de seu primeiro disco Whenever You Need Somebody (1987) e atingiu o primeiro lugar nas paradas músicas de muitos países.
+++LEIA MAIS: The Weeknd: Universal Studios anuncia casa de terror inspirada em álbum do cantor
Never Gonna Give You Up is 35 years old today! If it was a person it would be old enough to be President according to US law! It’s really got a life of it’s own at this point & I just appreciate all the love, fun & laughter that surrounds it! Here’s to the next 35! Rick❤️ @POTUS
— Rick Astley (@rickastley) July 27, 2022
Exclusivo: O Grilo divulga capa e tracklist de 2ª parte do álbum TUDO ACONTECE AGORA
A confortante dica de Brian May a jovens músicos
A curiosa ocasião em que os Beastie Boys abriram turnê de Madonna
O lado humano — e pesado — de Lucas Inutilismo em seu 1º álbum [ENTREVISTA]
Filha do Brasil: Fafá de Belém revisita trilhas de novelas em espetáculo
Rock the Mountain: ativação da Redley busca incentivar música brasileira no festival