- Duff McKagan (Foto: Ethan Miller/ Getty Images)
Rock

O artista pop que moldou o som de baixo de Duff McKagan no Guns N’ Roses

Músico sempre destacou em entrevistas uma série de influências distintas, indo do funk americano ao punk rock

Igor Miranda Publicado em 11/11/2023, às 10h30

Duff McKagan é um dos grandes baixistas do hard rock. Mesmo que nunca tenha se apresentado como um virtuoso do instrumento, o músico do Guns N’ Roses se destacou por ter desenvolvido um timbre único, aliando peso e certa dose de swing.

Em entrevistas, ele reconhece que suas referências não são exatamente ligadas ao rock clássico. Ao destacar suas influências, sempre menciona vários músicos e bandas de punk rock, além de alguns nomes relativamente “fora da caixinha” para quem gosta de som pesado.

Um deles é o de Prince. O cantor e multi-instrumentista falecido em 2016 tornou-se notório por ter gravado vários discos sozinho. Assumia vocais, todos os instrumentos, todas as composições e a produção. Era polivalente — e um verdadeiro craque no que se propunha a fazer.

Em entrevista à Guitar World (via site Igor Miranda), McKagan foi convidado a listar os sete baixistas que moldaram seu som. O primeiro citado foi justamente o autor de “Purple Rain”, “When Doves Cry” e tantos outros hits. Inicialmente, o músico do Guns relembrou sua busca por sonoridades distintas logo nos primeiros momentos com o instrumento:

“No início eu não era um ‘baixista’ em si. Mas quando decidi que faria isso, quis ser diferente.”

Foi aí que entrou a influência de Prince, segundo Duff.

“Durante esse tempo, fui muito influenciado pelo baixo de Prince tocando no estúdio. Ele tinha um som sofisticado e eu incorporei isso ao meu som no Guns N’ Roses, o que você pode ouvir já no álbum Appetite for Destruction (1987). Está tudo lá. O baixo incrível de Prince me ajudou quando eu criei meu som.”

O som de baixo de Duff McKagan

Em outra entrevista, resgatada pelo canal The Bass Channel, Duff McKagan destaca que a sonoridade almejada por ele no Guns N’ Roses era justamente mais orientada ao funk americano. O músico é citado dizendo:

“O timbre de baixo que você ouve em Appetite for Destruction é um som do funk. Eu tive que encontrar um lugar para encaixar entre o som mais magro da guitarra de Izzy Stradlin, a combinação bumbo-caixa de Steven Adler, o som de guitarra mais grosso de Slash que ocupava bastante e os vocais. Enquanto baixista, é muito importante encontrar seu lugar.”

De funk, Prince entendia. Tanto que orientava os baixistas que trabalhavam com ele em turnê ou em estúdio a tocarem de um jeito específico para chegar ao groove ideal. Levi Seacer Jr, que gravou músicas em álbuns como Lovesexy (1988) e Graffiti Bridge (1990), explicou à Guitar World:

“A guitarra é meu instrumento principal, mas Prince me ensinou como ser baixista. No começo foi difícil, porque eu estava acostumado com solos de guitarra, mas tive que aguentar – eu fazia parte da ‘base’ da casa. Muitos músicos querem ser Stanley Clarke ou Marcus Miller, mas isso não tinha lugar na nossa banda. A menos que Prince lhe dê um solo. Nos ensaios, o baixista ficava ao lado do chimbal e o ritmo deveria ser um pouco ‘atrás’ do baterista, para você conseguir aquela pegada funky. O guitarrista ficava meio que entre os dois e o teclado ficava por cima, acrescentando as ‘cores’. Prince defendia que os instrumentos permanecessem em suas áreas. E ele não se importava em repetir uma parte até que soasse certo.”
Pop baixo artista baixista Guns N’ Roses Prince Duff McKagan

Leia também

Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025


Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo