Músico em questão não era exatamente lembrado pelas qualidades como compositor, exaltadas pela cantora
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 19/11/2024, às 08h00
Muitos critérios podem ser considerados para definir o que é um rockstar. Do talento ao carisma, passando pela ambição e por elementos criativos... são vários os elementos. Seria quase impossível encontrar alguém com tantos atributos, mas Patti Smith acredita que uma figura da história do gênero reunia tudo: Jimi Hendrix.
A cantora sempre foi uma fã confessa do guitarrista eleito pela Rolling Stone EUA o maior de todos os tempos. Em uma entrevista de 2020 à Forbes em 2020, ela contou sobre a experiência de estar com o saudoso Jimi em pessoa:
Quando eu era uma garota, o conheci pessoalmente uma vez. Eu o tinha visto algumas vezes em lugares nos quais estava jantando ou coisa assim, mas consegui falar com ele uma vez uns 50 anos atrás. E, para uma garota jovem, ele era tudo que você poderia querer no seu rockstar. Ele era lindo, inteligente, faminto… só de olhar pra ele já era uma experiência.”
Smith também aproveitou a ocasião para exaltar o trabalho de Hendrix como letrista. Quando gravou o álbum de covers Twelve (2007), a artista fez questão de incluir “Are You Experienced?”, faixa-título do disco que marcou a estreia do guitarrista.
Patti falou sobre o lado compositor de Jimi, muitas vezes lembrado mais pelo talento revolucionário na guitarra:
Jimi Hendrix amava poesia. Ele frequentemente criticava as próprias letras. Ele não se achava um grande escritor. Ele admirava muito Bob Dylan, mas era um poeta maravilhoso por si. Ele tinha esse senso, que nem o Michael Stipe (vocalista do R.E.M.), de refletir sua época.”
Infelizmente, Jimi Hendrix morreu em setembro de 1970. Patti Smith comentou sobre a perda e os caminhos pelos quais ele poderia seguir:
Ele foi uma perda enorme porque tinha apenas 27 anos. Ele ia evoluir de um jeito magnífico. Ele tinha uma ambição de criar uma nova linguagem através da música e trabalhar com artistas de todo o mundo desenvolvendo uma linguagem da paz, como ele chamava.”
A cantora, por fim, apontou a diferença entre sua apreciação por Hendrix enquanto era jovem e agora. Ela disse:
Quando eu era jovem simplesmente amava ele, amava suas canções. Eu sonhava acordada com ele. Mas a esse ponto da minha vida, como artista, minha apreciação dele é ainda mais profunda. Eu nunca canso dele, nunca superei. Tem músicas que amava quando jovem que hoje escuto pela nostalgia. Mas com ele não há nostalgia. Eu ainda sou arrebatada pela obra dele.”
A versão de “Are You Experienced?” não foi a primeira vez que Patti Smith regravou Jimi Hendrix. Em 1974, a cantora escolheu um cover de “Hey Joe” como seu primeiro single oficial. A faixa foi gravada com sua banda de apoio clássica — Lenny Kaye (guitarra), Richard Sohl (piano), Ivan Král (guitarra e baixo) e Jay Dee Dugherty (bateria).
Smith interpolou um poema sobre Patty Hearst no meio da música. Sequestrada por militantes de extrema esquerda em 1974, a herdeira do grupo editorial chegou a cometer crimes de roubo a banco junto com integrantes do grupo Symbionese Liberation Army, antes de ser presa em 1976.
A procuradoria argumentou, em seu julgamento, que Hearst havia se juntado ao grupo por conta própria. Por sua vez, ela afirmou ter sido estuprada e obrigada a acompanhar os militantes nesses crimes, sob ameaça de morte.
Hearst acabou condenada a 35 anos de prisão, depois reduzidos a sete. Sua sentença foi comutada pelo então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.
+++LEIA MAIS: Patti Smith fará show no Brasil em 2025, diz jornal
Colaborou: Pedro Hollanda.
Cher e viúva de Sonny Bono retomam disputa sobre royalties de músicas
Alok apresenta O Futuro é Ancestral no CCBB Rio
Morre Colin Petersen, baterista original do Bee Gees, aos 78 anos
Sabrina Carpenter convida estrelas para o Natal no trailer de especial da Netflix
A música sobre obsessão que Joni Mitchell levou 7 anos para concluir
Rolling Stone indica: 7 novas músicas de rock que você precisa ouvir agora