Um dos grandes veteranos da história do hip hop, Snoop Dogg tem um ponto de crítica ao público de seu próprio estilo musical
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 18/02/2023, às 16h59 - Atualizado em 21/02/2023, às 12h19Para muitos, o hip hop tomou o lugar do rock no que diz respeito à rebeldia na música - e também com relação às altas vendagens. No entanto, de acordo com Snoop Dogg, ainda há um aspecto em especial que o rap fica atrás.
Em entrevista à Rolling Stone EUA, Dogg afirmou que os rappers das antigas não têm o mesmo respeito que os rockstars da velha guarda. Ele, que é um dos maiores astros do hip hop de todos os tempos, sente que o público de seu estilo prefere valorizar apenas os artistas do momento, mais jovens, enquanto os roqueiros sabem exaltar aqueles que ajudaram a construir a história.
+++LEIA MAIS: Quem poderia interpretar Snoop Dogg nos cinemas? Rapper responde
Snoop, que hoje tem 51 anos, destacou inicialmente que não há tantos rappers veteranos porque o estilo é relativamente novo. Embora tenha sido criado no início da década de 1970, o hip hop enquanto música só começou a ser visto como um gênero a partir dos anos 1980. Além disso, alguns dos grandes ícones da velha guarda, como Tupac Shakur e The Notorious B.I.G., já morreram.
Por tudo isso, agora que alguns astros do hip hop estão envelhecendo e ainda querem se manter na ativa, muitos fãs não sabem como reagir a isso. Rapper veterano é algo “novo” - diferente do rock, que lida com “dinossauros” desde praticamente a década de 1970, quando ícones dos anos 1950 já estavam um pouco mais velhos.
+++LEIA MAIS: Snoop Dogg lança seu próprio salgadinho de maconha com sabor de cebola
"As pessoas não limitam os Rolling Stones, nem outras bandas que optam por seguir em frente fora do nosso gênero. Até o Rock and Roll Hall of Fame tem rappers veteranos, mas não tem roqueiro algum no Rap Hall of Fame. Então, pega leve, respeita a gente por sermos quem somos. Não coloque prazo de validade na gente, nem diga quem somos.”
Na visão de Snoop Dogg, a forma como o público do rock lida com seus veteranos é superior ao modo como acontece no hip hop.
“A gente não fica falando dos roqueiros: ‘cara, agora ele é grisalho, antes o cabelo dele era preto’. A gente ama a música deles. Amamos eles, respeitamos, cantamos as músicas deles, somos fãs. Deveria acontecer o mesmo no hip hop, pois a gente criou algo que vai durar para sempre, é uma geração.”
A título de curiosidade, estão listados abaixo todos os rappers introduzidos ao Rock and Roll Hall of Fame: