Após mini-AVC no início de 2023, baterista revelou que não consegue executar trechos de músicas mais rápidas e precisou criar versões adaptadas
Rodrigo Tammaro
Publicado em 15/08/2024, às 09h39O baterista Nicko McBrain está por trás da percussão de grandes sucessos do Iron Maiden. Entretanto, no ano passado ele sofreu um acidente que atrapalhou suas habilidades com as baquetas.
O músico ficou parcialmente paralisado após um derrame no início de 2023. Ele fez diversas sessões de “terapia intensiva” para recuperar os movimentos, mas contou que não é mais capaz de tocar algumas músicas da mesma maneira que antes.
+++LEIA MAIS: Nicko McBrain, do Iron Maiden revela que sofreu um AVC em janeiro
Em entrevista ao podcast The Washington Tattoo (via NME), McBrain revelou que não consegue executar um trecho de "The Trooper", sucesso de 1983.
Não consigo mais fazer um conjunto de 16 notas entrando em um conjunto de 32 notas. Eu não toco mais aquele trecho porque não consigo. É a velocidade dele. Eu consigo fazer tudo devagar, mas preciso garantir que vou manter o groove da música”, ele observou.
O baterista do Iron Maiden sofreu um derrame em janeiro de 2023, mas revelou a informação somente em agosto daquele ano para focar na recuperação.
Durante entrevista à revista Metal Hammer, McBrain descreveu esse momento da vida como algo muito difícil:
Quando aconteceu pela primeira vez pensei: 'É isso, não vou poder tocar. Tenho uma turnê marcada para daqui a três meses.' Tive muito tempo para reflexão no hospital. Minha esposa foi realmente meu bastião de força e encorajamento e ela esteve comigo o tempo todo."
Após o acidente e a recuperação do baterista, o Iron Maiden anunciou mudanças no setlist.
+++LEIA MAIS: Iron Maiden deixará de apresentar músicas que Nicko McBrain não consegue mais tocar
Não sou o velho Nicko, não sou o mesmo nem de longe, mas pelo menos ainda tenho uma parte de mim. E minha banda — abençoados sejam Steve Harris e o resto dos caras — me disse: ‘Se você não consegue fazer algo em uma música, simplesmente não tocaremos essa música’.”
Outra alternativa encontrada pelo Iron Maiden foi tocar versões adaptadas dessas músicas. É o que acontece, por exemplo, com "The Trooper" e "Caught Somewhere In Time".