- Sammy Hagar (Foto: Uploads)
Rock

O curioso disco de metal dos anos 1990 que Sammy Hagar adora

Álbum citado pelo ex-vocalista do Van Halen durante entrevista é descrito como “inovador, cru e sombrio”

Igor Miranda Publicado em 19/01/2024, às 11h40

Quem conhece a carreira de Sammy Hagar, sabe que por mais que um ou outro experimento possa ter sido feito, a sonoridade apresentada sempre esteve inclinada ao hard rock. Desde antes de seu envolvimento com o Van Halen (entre 1985 e 1996 e de 2003 a 2005), o cantor tem ligação com as origens da música pesada: o álbum de estreia do Montrose, lançado em 1973, foi promovido como “o primeiro disco de heavy metal gravado nos Estados Unidos”.

Dessa forma, não é de se estranhar tanto que, ao ser convidado a compartilhar os 5 discos sem os quais não vive, Hagar selecionaria um trabalho do gênero. Ainda assim, a escolha feita pelo cantor durante entrevista à Spin (via site Igor Miranda) é um tanto curiosa: Ænima (1996), segundo álbum do Tool, intrincado grupo de metal alternativo / progressivo.

Ao falar sobre o material, Sammy admitiu que nunca poderia criar músicas como as que são apresentadas aqui.

“Este álbum é tão musicalmente ótimo – e longe de ser algo que eu poderia fazer – que me motiva e me inspira. É inovador, cru e sombrio.”

Na visão dele, o grande destaque da banda é o vocalista Maynard James Keenan, também conhecido pelos trabalhos com A Perfect Circle e Puscifer.

“Tornei-me amigo de Maynard e acho que ele é um dos grandes artistas do nosso tempo. Um gênio, um homem renascentista completo. Somos como um casal estranho.”

Tool e Ænima

Disponibilizado em 17 de setembro de 1996, Ænima foi o primeiro álbum do Tool com o baixista Justin Chancellor, que seguiu com a banda desde então. Além dele e de Maynard James Keenan, o grupo conta com Adam Jones na guitarra e Danny Carey na bateria.

Ænima foi capaz de expandir o sucesso conquistado pelo disco de estreia, Undertow (1993). Vendeu 3 milhões de cópias somente nos Estados Unidos, 148 mil delas apenas na primeira semana, e atingiu o 2º lugar da parada nacional. Obteve posições expressivas em outros países, como Nova Zelândia (1º), Canadá (3º) e França (6º). Ficou em 16º lugar na lista feita pela Rolling Stone EUA de melhores álbuns de metal de todos os tempos.

As músicas “Stinkfist”, “H.”, “Forty Six & 2” e “Ænema” foram promovidas como singles. A última mencionada chegou a ser premiada com um Grammy de Melhor Performance de Metal em 1998.

sammy hagar “Forty Six & 2” e “Ænema” “Stinkfist” “H.”

Leia também

Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil


Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”


O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills


Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles