Os Red Hot Chili Peppers queriam homenagear Jimi Hendrix, mas, ao invés disso, criaram um caos durante o Woodstock 99
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/07/2021, às 18h25
Um dos festivais mais icônicos da história do rock, o Woodstock 99 entrou para a história por ser uma edição na qual irritou os participantes: ocorreu em uma época de calor extremo, a organização não teve preocupação com número de banheiros suficientes, alimentos e bebidas eram caros e contava com uma segurança mínima.
Nesse festival lendário de 1999, o qual contou com mais de 400.000 pessoas, os Red Hot Chili Peppers realizaram um cover desastroso de “Fire” de Jimi Hendrix. Tudo isso enquanto o caos se alastrava, juntamente de um incêndio causado pelos fãs.
Quando a banda subiu ao palco, os participantes do evento estavam irritados com a falta de organização. “Depois de três dias sem água ou água engarrafada por US$ 17, e sem lugares para fazer xixi e qualquer coisa, [os frequentadores do show] estavam todos reprimidos,” explicou Chad Smith ao Yahoo!.
Além disso, uma organização, a PAX, planejou uma declaração anti-armas durante o show dos Red Hot Chili Peppers, e, para isso, distribuiu 100.000 velas aos fãs. Isso, somado ao caos e irritação do público, causou um desastre.
Assim, os fãs começaram um incêndio com as velas, e jogaram todos os itens que pudessem encontrar para aumentar o fogo. Do palco, Anthony Kiedis comparou a cena ao filme Apocalypse Now (1979), de acordo com o UCR.
“Fui até Anthony Kiedis e disse-lhe: ‘Você precisa nos ajudar. Precisamos acalmar essa multidão para chegar lá e acabar com esses incêndios,” disse Joseph Griffo, prefeito de Rome, cidade do estado de Nova York na qual aconteceu o Woodstock 99. “E o que ele fez foi sair e tocar ‘Fire’ de Jimi Hendrix.”
Na manhã seguinte, os integrantes da banda perceberam como a música pode ter aumentado o caos, e pensaram como a escolha da canção pode não ter sido a melhor, pois cantaram sobre fogo enquanto um incêndio acontecia. No entanto, explicaram como apenas queriam homenagear Hendrix.
“Parecia mesmo que estávamos instigando - que éramos os bandidos. Poderíamos ter escolhido outra música do Hendrix? Provavelmente. Mas essa era qual ensaiamos e conhecíamos. Então, sim, acho que o momento não foi tão bom,” declarou Smith.
+++ LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers está vendendo catálogo de composições por R$ 760 milhões
+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show
Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'