- Dave Mustaine (Foto: reprodução instagram)
Rock

O disco pouco comentado que fez Dave Mustaine se apaixonar por guitarra

Líder do Megadeth citou banda inglesa que não chegou a ser fenômeno de vendas, mas influenciou vários ícones do hard rock e heavy metal

Igor Miranda Publicado em 10/11/2023, às 08h30 - Atualizado às 08h45

Embora seja lembrado por sua voz característica, Dave Mustaine é, primariamente, um guitarrista. Era, inclusive, a única função que ele assumia no Metallica, antes de ser dispensado da banda e formar o Megadeth — onde também se responsabilizou pelo microfone principal após tanto procurar por cantores.

E mesmo dispondo de alguns dos melhores guitarristas do heavy metal, como Marty Friedman, Chris Poland, Al Pitrelli e Kiko Loureiro, Mustaine nunca deixou de gravar e executar seus próprios solos. Afinal de contas, ele se estabeleceu como um revolucionário do instrumento ao introduzir algumas técnicas bastante populares no segmento da música pesada, como o chamado “spider chord” (“acorde aranha”, em tradução grosseira para o português), que promove rápidas transições de acordes.

Toda essa história começou, de verdade, com um disco de hard rock lançado na década de 1970. Trata-se de um trabalho também revolucionário, especialmente por ter exercido influência em vários outros músicos do segmento, mas não foi exatamente um estouro em vendas: Phenomenon, terceiro álbum de estúdio do UFO, banda de hard rock formada na Inglaterra.

Para os menos acostumados ao tema, a referência mais fácil para se chegar ao UFO é o vínculo de Michael Schenker com o Scorpions. O guitarrista alemão fez parte da banda em duas ocasiões diferentes na década de 1970 e é irmão de Rudolf Schenker, responsável pelo mesmo instrumento no grupo.

No entanto, o UFO em si foi tão influente a ponto de ser mencionado como referência também por músicos do Metallica, Iron Maiden, Judas Priest, Def Leppard, Saxon, entre vários outros. Não à toa, é creditado como um dos pioneiros do heavy metal da forma como o conhecemos.

Em entrevista à Spin (via site Igor Miranda), Dave Mustaine foi convidado a selecionar os cinco discos que mudaram sua vida. A escolha pelo UFO se deu justamente através de Phenomenon, responsável por apresentar canções clássicas como “Rock Bottom” e “Doctor Doctor” — esta última, tradicionalmente usada em gravações para iniciar os shows do já mencionado Iron Maiden. O líder do Megadeth comenta:

“Eu era um jovem surfista punk quando ouvi esse disco pela primeira vez. Alguém colocou ‘Rock Bottom’ para tocar em uma festa de quintal em Huntington Beach. Montávamos o equipamento de som, comprávamos um barril de cerveja, as pessoas vinham e conviviam enquanto ouvíamos música. Era um modo de vida.”

Quando Phenomenon começou a rolar, foi amor à primeira escutada.

“Phenomenon foi um daqueles discos que ouvi e simplesmente me apaixonei por tocar guitarra, me iniciou nesse caminho.”

Dave Mustaine e UFO

Em outra ocasião, agora à revista Metal Hammer (via site Igor Miranda), Dave Mustaine foi convocado a escolher dez discos sob a mesma proposta: que mudaram sua vida. Phenomenon, do UFO, também esteve lá e foi inserido na categoria “álbum que me lembra a escola”.

“É esse ou Let There Be Rock (1977) do AC/DC. Foram os dois que mais ouvi nesse período. Black Sabbath estava sendo tocado bastante ao mesmo tempo, mas não me lembro qual era… Acho que tinha ‘Changes’, então era o ‘Vol.4’. Enrolávamos baseados de 50 centavos e ouvíamos ‘Changes’. Era a música que menos gostava, por isso lembro dela em particular. Mas eu vou com UFO. Ouvimos muito esse disco.”

Leia também

Lady Gaga: Prefeito do Rio de Janeiro sugere show gratuito em Copacabana em 2025


De surpresa, Kendrick Lamar lança novo álbum; ouça GNX


‘Flowers’ x ‘When I Was Your Man’: Miley Cyrus rebate acusação de plágio


Rod Stewart está se aposentando? Cantor se explica após burburinho com nome de turnê


Lianne La Havas toca música inédita composta no Brasil durante show no Rio


The Vaccines volta a imunizar Brasil e examina crescimento da banda: 'Nunca nos sentimos parte de uma cena'