Baixista e membro fundador participou de todas as atividades da banda junto ao vocalista Anthony Kiedis, mas em dado momento ele pensou em cair fora
Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 27/03/2025, às 13h01Embora não tenha deixado de fazer sucesso na década de 1990, o Red Hot Chili Peppers vivenciou altos e baixos drásticos no período em questão. Logo após ter atingido um nível massivo de sucesso com o álbum Blood Sugar Sex Magik (1991), o grupo perdeu o guitarrista John Frusciante, à época sofrendo com a dependência química. Demorou até que encontrassem um substituto em Dave Navarro (Jane’s Addiction), mas este também enfrentava seus próprios demônios e o único álbum com o músico em questão, One Hot Minute (1995), não repetiu o sucesso do antecessor.
Frusciante acabou por retornar em 1998 num processo que também envolveu sua reabilitação, após ter chegado ao fundo do poço. A reunião foi consagrada com o álbum Californication (1999), responsável por até mesmo superar o êxito comercial de Blood Sugar Sex Magik. Fim da confusão, início de uma era de paz. Certo?
Não foi bem assim. Quando o grupo resolveu conceber o disco seguinte, By the Way (2002), as tensões voltaram de modo tão forte a ponto de Flea considerar abandonar os colegas. O baixista e membro fundador do RHCP pensou seriamente em se dedicar apenas ao seu conservatório de música na Califórnia, tornando-se professor dos vários instrumentos que toca.
O conflito ocorreu porque, em By the Way, John Frusciante assumiu a frente em termos criativos. Suas composições de caráter mais melódico — e com influências diferentes do funk rock característico — ganharam apoio do produtor Rick Rubin e, consequentemente, espaço no repertório. Empolgado, o guitarrista chegou até mesmo a compor linhas de baixo para Flea, que não gostou nada disso.
Em entrevista de 2006 à Guitar World (via Far Out), o músico de nome real Michael Peter Balzary admitiu:
"Eu tinha certeza de que iria cair fora. Eu estava tipo: ‘Estou de saco cheio. Isso não é mais divertido para mim. Este não é mais um lugar para eu me expressar’.”
Em outra ocasião, o baixista complementou: “Eu realmente não me sentia confortável sendo eu mesmo, então meio que me afastei [do processo criativo]”.
No mesmo ano, à Q Magazine (via site Igor Miranda), Flea elaborou um pouco mais sobre a situação. Ele afirmou:
“John foi para esse outro nível de arte. Mas ele me fez sentir como se eu tinha nada a oferecer, como se eu não soubesse p#rra nenhuma.”
Apesar do conflito — estritamente criativo e posteriormente solucionado com uma conversa franca —, Flea permaneceu na formação e By the Way foi lançado em 9 de julho de 2022 sob ótima recepção de público e crítica. Embora não tenha repetido os números avassaladores de Californication, o oitavo disco de estúdio do quarteto californiano rendeu a eles a segunda posição na parada dos Estados Unidos, número mais alto que haviam atingido até então.
O material rendeu cinco singles: a faixa-título, “The Zephyr Song”, “Can’t Stop”, “Dosed” e “Universally Speaking”. Destas, se destacaram a primeira, responsável por atingir a vice-liderança da parada britânica, e a terceira, hoje certificada com disco de platina quádruplo pelas 4 milhões de cópias comercializadas.
Superado o dilema, paz na produção do álbum seguinte, Stadium Arcadium (2006), correto? De certa forma, sim. Mas em 2009, após a turnê do disco em questão, Frusciante deixou a banda pela segunda vez. Foi substituído por Josh Klinghoffer até retornar uma década depois — ao que tudo indica, agora sim em cenário de tranquilidade.
Os 250 maiores guitarristas da história reunidos em uma Edição de Colecionador exclusiva da Rolling Stone Brasil. Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e muitos outros guitarristas que marcaram a história do rock nas últimas décadas. Garanta já o seu exemplar pelo site lojaperfil.com.br.
+++ LEIA MAIS: De Dua Lipa a Miley Cyrus, 5 artistas pop com quem Chad Smith já gravou
+++ LEIA MAIS: Os aspectos que mais faltam no pop atual, segundo ex-produtor do Red Hot Chili Peppers
+++ LEIA MAIS: A entusiasmada opinião de Geddy Lee sobre Flea, do Red Hot Chili Peppers
+++ Clique aqui para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Clique aqui para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram