Apresentação realizada na última sexta-feira (13), no Vivo Rio, foi a segunda de uma turnê de cinco datas da banda pelo Brasil
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 16/12/2024, às 09h19
O Dream Theater está em meio a uma turnê pelo Brasil. São cinco apresentações, três delas já realizadas: em Belo Horizonte (na última terça-feira, 10), Rio de Janeiro (na sexta, 13) e São Paulo (no domingo, 15). Estão por vir outras duas, em Curitiba e Porto Alegre, respectivamente na próxima segunda (16) e terça-feira (17).
A ocasião é especial: trata-se da primeira visita do grupo americano ao país desde o retorno de Mike Portnoy. O baterista, membro fundador, estava fora desde 2010 e teve sua volta anunciada em outubro do ano passado. Porém, a turnê que marca a reunião — e também as comemorações do 40º aniversário da banda — só foi iniciada um ano depois, com passagem pela Europa precedendo a visita à América do Sul.
Antes da atual excursão, o Dream Theater veio ao Brasil outras 10 vezes, a primeira metade com Portnoy e a segunda com Mike Mangini, que o substituiu. É o oitavo país onde a banda mais se apresentou em todo o planeta. Nos 13 anos de sua ausência, o membro fundador viajou para cá com outros projetos, como The Winery Dogs e Sons of Apollo.
A identificação é enorme. Por isso, era de se esperar uma reação especial do público não apenas ao grupo, como também a seu baterista original. Ainda assim, surpreendeu a homenagem feita pelo público do Vivo Rio, na capital fluminense, durante o show da última sexta (13).
Conforme relatado pelo jornalista Vagner Mastropaulo em texto para o site Igor Miranda, a plateia entoou um coro para Mike Portnoy entre as músicas “Strange Déjà Vu” e “The Mirror”, respectivamente a terceira e a quarta do repertório. Como se estivessem em um jogo de futebol, os fãs gritaram:
“Ô, ô-ô-ô-ô! O Portnoy voltou! O Portnoy voltou! Ôôô!”
Ainda de acordo com o repórter, o público estava empolgado ao ponto de cantar até mesmo músicas menos conhecidas, como “This is the Life” e “Vacant”, e fazer coros em uma instrumental: “Stream of Consciouness”.
O repertório executado pelo Dream Theater no Rio de Janeiro foi o mesmo de Belo Horizonte e deve ser mantido pelo restante da turnê brasileira. Confira o setlist:
Primeira parte:
Segunda parte:
Bis:
+++ LEIA MAIS: Dream Theater: James LaBrie promete shows de 3 horas em turnê de reunião com Mike Portnoy
+++ LEIA MAIS: Dream Theater: veja como foi a abertura da turnê em Belo Horizonte
The Cure planeja novo álbum com 'a música mais triste' do repertório, diz Robert Smith
Metallica faz show beneficente e relembra música ignorada desde 1998
Xamã fala sobre inspiração em Ivan Lins para música "Mary Madalena"
6 festivais de música que você não pode perder em 2025 [LISTA]
As 50 melhores músicas de Elton John, segundo a Rolling Stone [LISTA]
Documentário sobre ascensão do Led Zeppelin chega aos cinemas em 2025; assista ao trailer