Guitarrista optou por álbum que não está entre os mais populares, mas que não deixa de ser igualmente cultuado
Igor Miranda Publicado em 07/09/2023, às 10h23
Eddie Van Halen era um homem de poucas palavras. O guitarrista, falecido em 2020, preferia se comunicar pela música. Porém, nas raras vezes em que decidia conversar com jornalistas, gostava de falar um pouco sobre seus gostos e preferências.
Uma dessas ocasiões se deu em 2009, durante conversa com a Spinner (via Van Halen News Desk). O músico exaltou uma banda que, embora tenha sido extremamente popular, nem sempre conquistava o mesmo apreço por parte dos críticos: o AC/DC. Amigo do também guitarrista Angus Young, ele revelou qual o melhor álbum do grupo em sua opinião. De quebra, também citou sua música predileta.
Diferentemente de muitos fãs que poderiam citar os mais populares Highway to Hell (1979) ou Back in Black (1980), Eddie prestou homenagem a Powerage (1978), penúltimo trabalho com Bon Scott nos vocais. A essa altura, o AC/DC já era um grupo de sucesso, mas estava longe de adquirir o mesmo êxito que iria obter a partir do disco seguinte.
“Meu disco favorito do AC/DC é Powerage. ‘Down Payment Blues’, desse álbum, é minha música favorita deles.”
Em seguida, ele comentou especificamente sobre “Down Payment Blues”. O músico lamentou que a canção não seja de frequente execução nos shows do grupo.
“Eles nunca tocaram essa ao vivo. Fizemos uma turnê conjunta com eles em 1983 ou 1984. Aí eu ficava perguntando: ‘Angus, você planeja tocar ‘Down Payment Blues’? E ‘Riff Raff’? Todas as músicas são ótimas nesse disco.”
Em 2015, Eddie Van Halen voltou a expor seu apreço pelo AC/DC e também por outras bandas. Durante entrevista à Billboard, o gênio das seis cordas apontou quais eram seus riffs favoritos de todos os tempos.
Uma das canções era justamente “Down Payment Blues”. Ele comentou:
“É uma das minhas músicas favoritas do AC/DC de um álbum chamado Powerage. O que faz um riff ser bom é o poder, a pureza… é apenas envolver você. Você apenas sente. Faz você vibrar.”
Na mesma ocasião, Eddie também citou “Burn” (Deep Purple), “Sunshine of Your Love” (Cream) e “Into the Void” (Black Sabbath) como outros de seus riffs de guitarra prediletos.
Powerage foi destacado por outro ícone da guitarra em entrevista: Joe Perry. Em artigo para a Classic Rock (via site Igor Miranda), o músico do Aerosmith comentou que os reais admiradores do AC/DC compreendem esse disco como um clássico.
“As pessoas conhecem mais Highway to Hell (1979) e Back in Black (1980) porque são os álbuns com as grandes músicas de rádio, mas há tantas canções ótimas no Powerage. Pessoas que realmente gostam de AC/DC entendem que é um clássico. A cada novo lançamento eles refinavam seu som básico, não tentavam inventar nada novo e, quando chegaram ao Powerage, as músicas estavam ficando cada vez melhores.”
Perry ainda confessou ter o LP de Powerage. Ele concluiu:
“Eu tenho o disco em vinil e o tocava sem parar, virando e começando de novo. Nunca perdia sua potência. Essas podem não ser as músicas do AC/DC que você ouve no rádio ou nas jukeboxes em bares, mas ninguém faz rock ‘n’ roll melhor do que isso.”
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”
A ocasião que deve fazer o Titãs se reunir novamente em 2027, segundo jornalista