Escolha foi feita com base não apenas em inovações no instrumento, como também em qualidade das composições
Igor Miranda Publicado em 23/01/2024, às 17h30
John 5 é um verdadeiro entusiasta da guitarra. Atual integrante do Mötley Crüe, o músico também notório por ter tocado com Rob Zombie, Marilyn Manson e David Lee Roth está sempre falando em entrevistas sobre suas influências — de forma até entusiasmada, como se nunca tivesse deixado de ser um fã.
O americano, de nome real John William Lowery, abordou o assunto em artigo publicado recentemente na revista Guitar World (via site Igor Miranda). Na ocasião, ele foi convidado a listar os 10 guitarristas que moldaram seu som. O primeiro lugar foi de ninguém menos que Eddie Van Halen, saudoso revolucionário do instrumento que nos deixou aos 65 anos, em 2020.
Ao mencionar Eddie, John reconheceu que este é o “número um de muitas outras pessoas”. Ele declarou:
“É outro que se enquadra no que descrevi antes como genial. Criou algo que mudou o mundo para sempre – é muito difícil de explicar, mas é simplesmente inacreditável.”
Em seguida, o integrante do Mötley Crüe apontou que a relevância de Van Halen no mundo da música não se resume às suas inovações na guitarra. Ele e sua banda também eram grandes compositores.
“Ele fez isso com suas composições, seu jeito incrível de tocar guitarra e também com suas invenções e designs. Fiquei obcecado por ele, como todos os outros guitarristas do mundo. Graças a Deus tivemos Eddie Van Halen, isso é certo.”
Eddie Van Halen é mencionado como o responsável por desenvolver a habilidade de tapping, quando se utiliza as duas mãos para tirar sons da guitarra. A técnica não foi criada por ele, mas ganhou nova força em sua execução. Também trabalhou em inovações no campo da aparelhagem, com direito a utilizar amplificadores em voltagem reduzida para obter sonoridades distorcidas sem “sujá-las” demais.
Como a lista de John 5 é um top 10, sobrou espaço para mencionar outros nove guitarristas incríveis. O segundo lugar do ranking sequer é do rock: trata-se de Joe Maphis, músico country de enorme habilidade nas seis cordas, mas pouco conhecido por seu trabalho. Maphis faleceu em 1986, aos 65 anos, e esteve na ativa especialmente entre as décadas de 1950 e 1960.
“Este é estranho e muitas pessoas podem não saber quem é, mas Joe Maphis foi um incrível guitarrista country. Ele teve um grande efeito em mim, e você realmente pode ouvir isso em muitas das minhas músicas, especialmente nos solos e material instrumental. Joe Maphis era a inveja da guitarra country no final dos anos 50 e ao longo dos anos 60. Um demônio absoluto na guitarra e que conseguia pegar um bandolim e fazer a mesma coisa. Largava o bandolim, pegava o banjo e fazia a mesma coisa, depois pegava um contrabaixo e tocava de novo. Era inacreditável. Se você não conhece Joe Maphis, procure-o. Merece ser conhecido.”
Sensação do pop psicodélico, Crumb faz shows no Brasil com álbum de 'energias conflitantes'
Bob Dylan opina sobre show de Nick Cave & The Bad Seeds em Paris
Fafá de Belém surpreende ao revelar que quer gravar disco de rock
Ouça a única gravação de Axl Rose em 2024
Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil