Ícone falecido em 2023 foi exaltado por guitarrista de Ozzy Osbourne devido a técnica apurada e capacidade fazer o instrumento “falar”
Por Igor Miranda (@igormirandasite)
Publicado em 03/11/2024, às 08h00Falecido em 2023, Jeff Beck se consagrou em décadas de carreira como um gigante da guitarra. Todavia, por não ter sido tão popular como alguns de seus contemporâneos, nem sempre é lembrado como deveria.
Um dos grandes defensores do legado do músico é Zakk Wylde. O guitarrista da banda de Ozzy Osbourne relembrou o ídolo em entrevista ao podcast de Mistress Carrie (com transcrição do Ultimate Guitar).
Inicialmente, Wylde, que também lidera o Black Label Society e toca na turnê de celebração ao Pantera, comentou sobre as últimas vezes em que viu o lendário músico ao vivo. Em seguida, e citou a capacidade lírica de Beck com o instrumento.
Vimos Jeff Beck tocar no Iridium, um lugar realmente pequeno, e foi incrível. Mas tudo o que você tem que fazer é ir ao YouTube e ver alguns de seus vídeos. Eu estive na última turnê que ele fez, quando ele estava tocando no Hollywood Bowl e lugares assim. Quando ele toca ‘Somewhere Over the Rainbow’ ou algo assim, é incrível. Estamos falando de alguém que pode fazer uma guitarra falar. O quão lírico e técnico ele é em seu modo de tocar, é um pacote completo.”
Para reafirmar sua visão sobre Jeff Beck, Zakk Wylde recorreu a outra lenda da guitarra: John McLaughlin, famoso por ter tocado com Miles Davis, Santana, Mahavishnu Orchestra, Chick Corea, Paco de Lucía, entre outros. Ele disse:
Quero dizer que John McLaughlin, que também é um dos maiores guitarristas de todos os tempos, John McLaughlin dizia: ‘Jeff Beck é meu guitarrista favorito’. Isso veio de John McLaughlin.”
Quem também sempre reconheceu o poder de fogo de Beck foi Eric Clapton, a quem substituiu no Yardbirds na década de 1960. Antes disso, o “Slowhand” já o admirava.
A história foi contada em entrevista ao canal The Real Music Observer (via site Igor Miranda). Clapton declarou:
Jeff Beck fazia parte de um grupo chamado The Tridents, uma banda que não tinha muita visibilidade. Eu era conhecido na região, mas entrei em um dos shows, os vi e pensei que se eu mudasse de ideia [em relação ao The Yardbirds], não poderia voltar atrás porque esse cara tinha o que era preciso. Achei que ele não daria conta, então, naquela noite, foi a primeira vez que vi alguém usar pedais, efeitos e um mini rack.”
Eric Clapton saiu em 1965 para tocar com John Mayall & The Bluesbreakers, com quem ficou por um ano. Depois, ajudou a compor o Cream e fez história.
Jeff Beck permaneceu no Yardbirds até 1966, quando foi demitido por faltar demais a shows. Chegou a tocar junto com Jimmy Page, que foi o único dessa formação a continuar até 1968. Neste ano foi criado o Led Zeppelin, com a adição de Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e John Bonham (bateria).
+++LEIA MAIS: O lendário guitarrista que Jeff Beck tinha como grande influência
+++LEIA MAIS: Zakk Wylde sobre último show do Black Sabbath: 'Tornaria o mundo um lugar melhor'
Colaborou: André Luiz Fernandes.