Após 15 anos do fim do Oasis, Noel e Liam Gallagher anunciaram o retorno da banda com turnê programada para meados de 2025
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 27/08/2024, às 09h54
Após muita espera dos fãs de Oasis ao redor do mundo, a icônica banda de rock liderada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher voltou finalmente após 15 anos de muitas indiretas e alfinetadas em entrevistas, shows solo e inúmeras publicações em redes sociais.
No entanto, até antes e durante a existência do grupo, os dois irmãos eram conhecidos por sempre brigarem entre si, seja nos palcos ou bastidores. Inclusive, o fim do Oasis aconteceu por uma briga específica, mas a saída de Noel também foi motivada por diversos outros conflitos.
The guns have fallen silent.
— Oasis (@oasis) August 27, 2024
The stars have aligned.
The great wait is over.
Come see.
It will not be televised. pic.twitter.com/FaELtNlVMh
+++LEIA MAIS: Oasis: Reunião pode arrecadar mais de R$ 2,8 bilhões; entenda
Por exemplo, Noel acusou Liam de interromper shows pelo menos doze vezes entre 1994 e 2005, agravar um problema na garganta devido a um estilo de vida que lhe custou sua saúde, atacar fãs e deixar "mensagens ofensivas na secretária eletrônica" do telefone do irmão. Abaixo, veja cinco das maiores tretas entre a dupla.
Após lançarem o disco de estreia, intitulado Definitely Maybe (1994), Oasis tentou o que muitas bandas britânicas fizeram antes: tentaram conquistar os Estados Unidos. No entanto, os planos não saíram exatamente de acordo.
+++LEIA MAIS: Oasis: Noel Gallagher exalta Liam: 'Não tenho a mesma atitude'
Durante show em Los Angeles, no clube Whisky a Go Go, a banda, supostamente sob os efeitos de metanfetamina, fez uma apresentação terrível, que terminou com Liam batendo em Noel com um pandeiro e saindo do palco antes do fim da performance. Noel deixou a turnê no dia seguinte, ainda que tenha retornado ao grupo após um curto período de descanso em Las Vegas.
Oasis estourou nos EUA em 1996, cerca de um ano após o lançamento de (What’s the Story) Morning Glory?, que emplacou nas paradas norte-americanas com o hit "Wonderwall," além de tocar "Champagne Supernova" no MTV Video Music Awards.
+++LEIA MAIS: Noel Gallagher aceitaria show do Oasis como holograma? Ele responde
A banda foi escalada para gravar um MTV Unplugged em Londres, mas Liam – devido a uma suposta crise de laringite – não se apresentou, e deixou Noel sozinho no palco enquanto assistia da plateia. Então, quando o grupo ia embarcar em uma turnê pelos Estados Unidos, Liam decidiu que não iria (supostamente por ter que procurar uma casa com a então noiva, Patsy Kensit).
Em entrevista ao NME, Noel disse que esse ato “matou [o Oasis] nos Estados Unidos”. No meio da turnê, o mais velho dos Gallagher também resolveu desistir e voltar para a Inglaterra.
Supostamente, durante uma turnê mundial da banda em 2000, os irmãos entraram em uma briga tão feia, na qual o mais novo teria questionado a legitimidade da filha do mais velho, que Noel deixou a excursão de maneira abrupta. Depois, em uma entrevista à revista britânica Q, ele afirmou que “nunca o havia perdoado porque ele nunca havia pedido desculpas”. Ele ainda retornou à banda para se apresentar na Inglaterra, mas o estrago estava feito.
Enquanto ainda gravavam discos e faziam turnês, os Gallagher já tinham um convívio e relação abalados em 2005. Eles falavam com a imprensa com frequência sobre as discussões mais recentes, e uma das melhores falas aconteceu em entrevista com a revista Spin, quando Noel admitiu que estava manipulando Liam mentalmente para conseguir o que queria.
Eu aprendi que, em vez de brigar, eu posso brincar com o psicológico dele, e ele está morrendo de medo de mim agora.
+++LEIA MAIS: Oasis lança versão rara de 'Sad Song', cantada por Liam Gallagher; ouça
Após quase duas décadas de conflito, Noel deixou Oasis. “É com um pouco de tristeza e grande alívio que conto para vocês que estou desistindo do Oasis nesta noite”, disse, em um comunicado na época. “As pessoas podem escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não posso trabalhar com o Liam nem por mais um dia. Ele é como um homem usando um garfo em um mundo de sopa.”
Em uma das passagens do processo que Noel moveu em 2011, Liam é acusado de entrar no vestiário de Noel, quebrar a guitarra dele, girá-la no ar e quase acertar o irmão no rosto com o instrumento. Essa é a descrição da briga que deu fim ao Oasis.
+++LEIA MAIS: Guitarra usada por Noel Gallagher no primeiro álbum do Oasis vai a leilão
Dizem que uma briga entre os irmãos terminou com Liam destruindo um dos violões de Noel. Mais tarde, ele processou o irmão mais velho alegando “calúnia” em relação ao ocorrido.
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra
Snoop Dogg responde letra de Kendrick Lamar que o critica por apoiar Drake
Bob Dylan se manifesta sobre rumor de que proíbe as pessoas de olhar para ele
A curiosa e destrutiva lição que Joe Walsh aprendeu de Keith Moon
A loucura que era tocar no Guns N’ Roses nos anos 90, segundo Matt Sorum
Ja Rule é atração principal do Mainstreet Festival 2024, que ocorre neste fim de semana