Orquestra Ouro Preto reverencia talento de Vander Lee em novo álbum (Foto: Divulgação/Íris Zanetti) -
NOVIDADE

Orquestra Ouro Preto reverencia talento de Vander Lee em novo álbum

Celebrando a obra do cantor e compositor mineiro, novidade já está disponível em todas as plataformas digitais e conta com participações especiais

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 21/05/2024, às 10h00

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto homenageia, novamente, a riqueza da música mineira, dessa vez prestando um tributo ao cantor e compositor Vander Lee (1966-2016). A formação enaltece a poesia e a originalidade do saudoso artista em "Orquestra Ouro Preto: Vander Lee (No Balanço do Balaio)", já disponível em todas as plataformas digitais.

Na novidade, os sambas descontraído e bem-humorados e as baladas românticas que compõem o trabalho de Lee ganham versões emocionantes em arranjos concebidos por Marcelo Ramos.

"'No Balanço do Balaio' é um álbum de uma diversidade rítima incomparável. Além de sua beleza singular, o disco é uma celebração de mineiridade, capturando o cotidiano de Belo Horizonte em uma poesia sensível, intensa e profundamente enraizada na cultura popular. Vander Lee demonstrava uma intimidade única com sua cidade e cultura, trazendo à tona uma musicalidade genuinamente brasileira", afirma o Maestro Toffolo.

Laura Catarina, filha de Lee, e Marcos Catarina, irmão do artista, também participam do álbum: "Interpretar as canções de meu pai ao lado da Orquestra Ouro Preto é a concretização de dois sonhos de uma só vez! Sempre me encantei com a potência musical da Orquestra, sua grandiosidade sonora", enaltece Laura.

"Meu pai nutria o desejo de ouvir suas composições com arranjos de cordas, um sonho que não pôde realizar em vida. Portanto, considero uma verdadeira honra representá-lo neste feito e ver esse encontro eternizado", ainda diz a cantora.

Para Marcos Catarina, o encontro musical é um símbolo da diversidade da música brasileira e ajuda a fortalecer a ideia de que a música não tem fronteiras: "Ela pode misturar temporalidades diferentes, classes sociais distintas, pessoas diversas, de maneira muito democrática. Desde que tenha beleza, que tenha alegria e amor", declara. Ouça o álbum:

orquestra ouro preto vander lee

Leia também

Rita Lee: Cantora deixou música inédita para Maria Bethânia antes de morrer


Obra inédita de Mozart é descoberta em Leipzig, Alemanha; entenda


Caio Luccas lança novo álbum pouco antes de cantar no Rock in Rio: 'Recorte de altos e baixos da minha vida'


"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"