De Pharrell, que está redefinindo a moda por dentro, aos mestres da performance Kelela, Madonna e Dua Lipa, nunca houve um momento mais emocionante para a música e a moda
Kyle Lamar Rice, Rolling Stone EUA
Publicado em 22/02/2024, às 16h20Celebrar os músicos que inspiram e informam através do estilo, esta lista anual da Rolling Stone EUA tornou-se uma espécie de carta de amor. Ela celebra artistas como a dinâmica banda de J-Pop XG, artesãos divinos como Pharrell Williams, cuja nomeação histórica na Louis Vuitton quebra o teto de vidro das possibilidades, e A$AP Rocky, cujo estilo provocativo inspira a indústria e os fãs ano após ano.
"A moda acompanha tudo na vida, porque somos seres humanos e precisamos nos vestir," disse Rocky à Rolling Stone EUA. "Gostemos ou não, estamos institucionalizados com a moda. Todos nós precisamos vestir uma perna de cada vez."
+++LEIA MAIS: Elis & Tom (1974) ganha homenagem à altura por Daniel Jobim e Kell Smith [REVIEW]
Em lista com 25 nomes da música que se destacam na moda, a Rolling Stone EUA recorreu a um grupo impressionante de especialistas da indústria para organizar o ranking - e os artistas nela contidos são as melhores bolas de cristal, permitindo um vislumbre do futuro da moda, desde que você esteja disposto a prestar muita atenção.
“Quero ter certeza de que farei tudo para a próxima garota se sentir confortável fazendo tudo”, disse Doechii após apresentação no Coachella 2023. O videoclipe de “What It Is (Block Boy)” é uma prova de estilo disso, enquanto a rapper alterna entre ternos, peles de esposa da máfia e couros dominadores. E no, VMA 2023, ela usou uma variedade incompatível de seleções Dsquared2, como um vestido de malha de cristal personalizado, chapéu de caminhoneiro e polainas. “Chapéu de caminhoneiro, descontraído, mas com vestido, diamantes e formal”, ela diz sobre esses looks, “não sei, sou só eu”.
A mensagem de Doechii é clara: a autenticidade é fundamental.
“Uso este vestido de Olivier Theyskens, outono/inverno de 1998, a primeira coleção dele”, disse Caroline Polachek à Rolling Stone EUA no Grammy 2024, apenas algumas semanas atrás. “Uma coleção que entrou para o panteão da moda perfeita em minha mente.” É o conhecimento de moda e a atenção aos detalhes como esse que fazem da cantora uma conhecedora de estilo.
Até mesmo as apresentações dela ao vivo em 2023 apresentavam uma variedade de looks, muito diferentes uns dos outros, como personagens, cada um com a própria energia e atitude. Desde um conjunto ousado da gravadora britânica KNWLS e cabelos tonais combinando para o festival Kilby Block Party em Salt Lake City, até a versão da estética do balletcore durante uma apresentação no Eventim Apollo, em Londres, ela consegue dominar tudo.
O hit “Monaco", de Bad Bunny abre com uma amostra do single “Hier encore” da Chanson francesa de 1964, composta por Charles Aznavour. O sample e o hit se tornaram uma moda no TikTok à medida que milhões sobrepuseram a faixa a OOTDs (sigla em inglês para roupas do dia) e conjuntos de streetwear. Bad Bunny exala estilo, então faz sentido que ele tenha se tornado a trilha sonora da moda pessoal.
Uma coisa que torna Bad Bunny tão divertido de assistir é a disposição dele de arriscar - como nos vídeos de “BATICANO”, nos quais ele se maquia como um vampiro chique, perambulando por Saint Laurent, e “NO ME QUIERO CASAR”, que se abre para ele de terno e gravata, oxfords polidos e roupão de banho. Há uma camada de humor em cada roupa, o que dificulta desviar o olhar.
Quando finalmente temos um vislumbre de Kelela no clipe de “Closure”, ela está isolada em um casulo, os olhos pretos como breu enquanto o cabelo loiro dela cai no chão. O look é tranquilo, reservado e minimalista, exibindo apenas camiseta branca cropped e calcinha. É o exemplo perfeito de como ela faz com que até mesmo o estilo suave e simplista pareça dominante.
“Sempre adorei brincar com o meu lado feminino e masculino”, disse ela à Vogue, em 2023, sobre o próprio estilo, “o que me faz sentir bastante confortável em muitas coisas”. Essa dualidade fica clara no visual da faixa de abertura de Raven, uma continuação muito esperada de Take Me Apart (2017.) “Washed Away” abre com uma cena de Kelela em um deserto, vestida com um vestido desconstruído enquanto ela remove um capacete de gavinha. O deserto emoldura seu visual mais suave e futurista.
Após hiato entre músicas, agora a vemos posar para anúncios da Ferragamo e ostentar o mesmo estilo discreto na primeira fila dos shows mais exclusivos. A restrição estilística dela é difícil de conseguir, mas Kelela faz isso sem esforço.
Alexandra Drewchin, musicista experimental mais conhecida como Eartheater, trata a moda e a beleza como arte. Basta olhar para os arreios rosa bebê e o macacão de renda que ela usa no vídeo do single assustador e emocionante “Pure Smile Snake Venom” - o visual foi uma colaboração com a artista visual Anna Uddenberg.
“Eu queria que o Eartheater se tornasse a escultura e, em colaboração com o artista [Uddenberg], fizemos isso acontecer”, diz o estilista e colaborador frequente Billy Lobos. “Essa ideia foi passada para Daniel Sannwald, o diretor do videoclipe, e foi um momento mágico trabalhar com eles para ver tudo acontecer.” O resultado é parecido com nada por aí.
A abordagem de Yves Tumor ao estilo é crua, emocional e destemida. No vídeo de abertura de álbum de rock, Praise a Lord Who Chews but Which Does Not Consume; (Ou simplesmente, Hot Between Worlds), o artista se debate com punhos cravejados de couro e jockstrap. Não é um look para os fracos de coração, mas arrasa com um espírito livre, o que resume perfeitamente o papel refrescante na moda atual.
Arca não é alguém que você possa identificar estilisticamente, porque ela oscila entre o glamour e o bizarro. Em um momento, ela está andando pela passarela de Mugler, roubando bolsas do convidado da primeira fila, JT, das City Girls; no próximo, ela está se transforma para o show Mutant;Destrudo no Park Avenue Armory, coberta de próteses e tecnologia de alteração corporal de uma era futurista.
“Conversávamos sobre o que achamos bonito”, diz ela sobre as colaborações com o artista Carlos Sáez. Neste caso, um par de asas de laser decorando as costas. “Um ato criativo é uma reconciliação de quão profunda, suave ou delicada alguém sente algo e tenta expressá-lo por meio de um show, porque afinal é um show - há fumaça, luz e lasers.”
Não há ninguém como Arca quando se trata de desenvolver um mundo futurista de moda e música, o que torna sua abordagem de estilo duradoura.
“How my demons look?” Doja Cat pede no vídeo da nova música “Demons”. Enquanto ela sorri sinistramente, fileiras de diamantes brilham em um par de grillz personalizados desenhados pela joalheira nova-iorquina Gabby Elan. “Levou muito tempo para desenvolvê-los”, disse Elan à Rolling Stone EUA. “Não é como se eles sentassem como os dentes normais. Todos eles precisaram se alinhar perfeitamente como um quebra-cabeça quando fechado.”
Até agora, a ousada artista já provou que pode deixar claro o próprio estilo. Você deve se lembrar do visual visceral que ela usou no desfile Spring Couture de Schiaparelli, composto por 30 mil cristais vermelhos colocados individualmente, ou o visual encharcado de sangue no videoclipe “Paint The Town Red”, que mais tarde também serviu como promoção do álbum Scarlet.
Eu acho que ela é muito inovadora e legal. Ela meio que resume a indústria hoje. Se você quer um rapper, uma estrela pop, um ícone da moda ou algo sujo, ela simplesmente incorpora tudo. Ela está no topo de seu jogo.
A turnê do disco Renaissance foi uma produção magistral que se passou por 39 cidades e 17 países – e a moda era sem precedentes, desde as passarelas até aos arquivos e dos figurinos à alta-costura. Um dos looks mais ousados da turnê foi um macacão brilhante e em tom de pele perfeitamente ajustado, com mãos estrategicamente colocadas em luvas pretas enroladas em torno dele - até mesmo o The New York Times chamou o visual da casa espanhola Loewe de “instantaneamente icônico”.
Com grandes marcas, a turnê apresentou designers independentes como Arturo Obegero, PatBO, Tongoro, Amina Muaddi, Chrishabana e Frolov. Eles a chamam de “Queen Bey” porque somente a realeza do estilo poderia realizar algo dessa magnitude.
"Lo que quiero lo tengo”, Rosalía abre com o single “TUYA”, uma coleção suave e delicada de acordes e batidas simples. Graças à tenacidade, ela tem tudo. Rosalía tornou-se uma das figuras mais proeminentes tanto na música como na cultura, e a força gravitacional atrai até os relutantes para a órbita dela. A indústria da moda não é exceção.
Acne Studios criou 128 looks para a apresentação no Coachella no início de 2023, e o vídeo que acompanha “TUYA” viu um borrão de marcas deliciosas, como Marni, Vivienne Westwood, Maison Margiela e Courrèges.
"Japão me dá vontade de agir devagar e com delicadeza", diz Rosalía sobre os detalhes do vídeo. "Admiro a dedicação que eles colocam nas pequenas coisas — isso me inspira em tudo. Os looks representam a ludicidade daquele momento e também fazem parte do contexto visual de Tuya, onde a sensualidade tem papel importante."
Rosalía não precisa provar o próprio valor. Ela simplesmente existe e as tendências seguem.
Para ver a lista completa, clique neste link.