O baixo em questão foi o primeiro comprado por Paul McCartney, em 1961; o projeto já recebeu centenas de mensagens com informações
por Heloísa Lisboa (@helocoptero)
Publicado em 04/09/2023, às 15h07Paul McCartney está em busca do baixo Höfner 500/1 que é ouvido em canções como "Love Me Do" e "She Loves You". Nick Wass, da Höfner, juntou-se a Scott e Naomi Jones no The Lost Bass Project para encontrar o que seria o "baixo mais importante da história". "Estamos trabalhando juntos nisso. Nick tem mais conhecimento técnico sobre o baixo do que qualquer um, e Naomi e eu ajudamos com habilidades investigativas", disse Scott (via NME).
Welcome to The Lost Bass Project - the global search for Paul McCartney's original Höfner bass. Between 1961 and 1969 this bass changed the world. Today it's the Holy Grail of Rock and Roll. Follow the trail. And help trace the bass. Visit https://t.co/4eZFkyULMv @tracingthebass pic.twitter.com/VauQW8G9bB
— TracingTheBass (@TracingTheBass) September 2, 2023
Desde o lançamento do projeto no último sábado, 2, o trio recebeu centenas de emails com informações. Dois deles têm potencial. "Não esperávamos conseguir, necessariamente, milhares de pistas quentes instantaneamente... O que estou antecipando é que as pessoas que sabem de algo vão provavelmente refletir sobre o que sabem e se manifestar em algum momento", afirmou o jornalista investigativo.
+++LEIA MAIS: Paul McCartney confirma terceiro show em São Paulo
Ainda assim, o time leva em conta a possibilidade do baixo estar sob a posse de alguém que "não sabe o que tem". Scott retomou o exemplo do violão usado por John Lennon na composição de "I Want To Hold Your Hand": "Aquele violão foi roubado de um show de natal dos Beatles em 1963, mas apareceu 51 anos depois na América e alguém o comprou inocentemente por 175 dólares ".
O baixo de Paul McCartney desapareceu em janeiro de 1969, quando os Beatles estavam em Londres gravando as "Get Back/Let It Be" sessions. O instrumento foi o primeiro comprado por McCartney, adquirido em 1961, em Hamburgo (Alemanha), por 30 libras.