Em depoimento, Marisa Monte recorda influência de Paulinho da Viola em sua vida e na música brasileira: 'Ficar perto dele é sempre uma alegria'
Marisa Monte, em depoimento concedido a Pedro Só Publicado em 10/02/2023, às 17h00
No primeiro semestre de 2017, Marisa Monte e Paulinho da Viola uniram forças — e seu amor pelo samba — em uma turnê especial, depois que o músico convidou a amiga para uma parceria. Anos mais tarde, Marisa homenageou os 80 anos de Paulinho em depoimento concedido a Pedro Só no Especial 80 Anos de Música, da Rolling Stone Brasil. Confira:
"Paulinho nasceu no meio da música. O pai dele, Seu Cesar, era do mundo do choro, do Conjunto Época de Ouro. Conviveu com alguns dos maiores músicos brasileiros na infância, em casa, na intimidade. Na juventude, também conviveu com os grandes bambas do samba.
+++LEIA MAIS: Como Nervos de Aço, de Paulinho da Viola, reuniu grandes músicos em 1973
Sua música é fina. Seus sambas, elegantes. Suas harmonias são ricas, suas melodias são complexas. Ele faz um samba único, sofisticado e original, um diálogo singular e pessoal entre o choro e o samba, fruto de sua vivência ímpar.
Conheci o Paulinho pessoalmente pela primeira vez no backstage de um show dele, no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro. Fui apresentada pelo meu pai [o engenheiro Carlos Monte foi diretor cultural da escola e é autor de um livro sobre a Velha Guarda], que já o conhecia da Portela. Eu estava começando a cantar.
+++LEIA MAIS: Como o amor pela Portela gerou um dos maiores discos de Paulinho da Viola
A partir dali, nossas vidas se cruzaram várias vezes e desenvolvemos uma relação de parceria e amizade. Temos várias coisas em comum — o fato de sermos do Rio e amarmos o samba e a Portela. Somos reverentes em relação ao passado, gostamos de história.
Um dos maiores prazeres para mim foi passar algumas tardes ouvindo LPs na casa dele. Ele tem uma discoteca incrível e é um grande DJ. Fizemos shows [começando com uma apresentação no Heineken Concerts, de 1997, no Rio, e culminando com a turnê Paulinho da Viola Encontra Marisa Monte, em 2017] e gravamos. Acabamos nos tornando parceiros em uma música composta junto com o Arnaldo Antunes (“Talismã”). Amo o Paulinho. Para mim, é sempre uma alegria, algo inspirador ficar perto dele."
Paulinho da Viola é um dos personagens do Especial 80 Anos de Música, uma edição exclusiva da Rolling Stone Brasil dedicada à Geração 1942, que reúne nomes essenciais da MPB. Já nas bancas físicas e digitais, o especial ainda traz um panorama global dos artistas nascidos neste período. Clique aqui para saber mais.
+++LEIA MAIS: 80 Anos de Paulinho da Viola: As 10 músicas mais tocadas do cantor [LISTA]
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show