Icônico e memorável álbum de estreia do Pearl Jam, Ten chegou ao mundo em agosto de 1991
Redação Publicado em 27/08/2021, às 11h04 - Atualizado em 09/02/2022, às 10h05
No dia 27 de agosto de 1991, a banda Pearl Jam apresentava-se ao mundo com o icônico e memorável Ten, um dos discos mais importantes da época. O álbum de estreia do grupo liderado por Eddie Vedder é uma referência do rock até os dias atuais.
O Pearl Jam, um dos artistas com maior consciência social da era do grunge, trouxe um disco intenso, repleto de construções densas e temas igualmente complexos como depressão, abandono, falta de moradia e suicídio.
+++LEIA MAIS: Icônica apresentação do Pearl Jam no MTV Unplugged agora está disponível
A história do disco começou em 1990, quando o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard saíram da banda Mother Love Bone e se uniram ao vocalista Eddie Vedder. O trio convidou o guitarrista Mike McCready e o baterista Dave Krusen para formar o Pearl Jam, e no ano seguinte, o grupo entregou ao mundo um dos trabalhos mais icônicos da época.
É fato que o álbum marca, inclusive, um dos maiores momentos da história da banda. Dentre os principais nomes do grunge, o grupo foi importante para expandir o rock alternativo. Ten foi essencial para a popularização do gênero no mainstream - e é até hoje visto como um dos melhores trabalhos do meio.
+++LEIA MAIS: 10 melhores discos de grunge de todos os tempos, segundo a Rolling Stone EUA
Para celebrar os 30 anos deste grandioso álbum do Pearl Jam, listamos as cinco melhores músicas do Ten. Confira:
Um dos hits mais conhecidos do Pearl Jam, "Alive" faz jus ao sucesso. A canção é um trabalho certeiro da banda, e conta com um refrão memorável, feito para puxar todo o ar do pulmão e gritar junto: "I'm still alive" ("Eu continuo estou vivo", em tradução livre).
+++LEIA MAIS: Filha de Chris Cornell, Toni canta 'Black', do Pearl Jam, em cover emocionante
Embora não tenha sido lançado como single, "Black" é um dos grandes sucessos de Ten - e é totalmente compreensível. A performance vocal de Eddie Vedder na canção é de tirar o fôlego em uma melodia igualmente arrepiante, que somada à letra, é carregada de sentimentos.
Inspirada na história de Jeremy Wade Delle, um garoto que atirou em si mesmo na frente de seus colegas em 8 de janeiro de 1991, "Jeremy" traz a letra mais poderosa de Vedder, uma composição complexa e extremamente bem-construída. A lírica da faixa mostra a potência do vocalista enquanto letrista. A canção é um destaque de toda a discografia do Pearl Jam.
Hit memorável e uma das canções mais marcantes do Pearl Jam, "Even Flow" é um rock potente com um riff de guitarra frenético e fascinante. Enquanto a banda canta sobre a falta de moradia, a construção instrumental da faixa se desenvolve de modo deslumbrante.
O instrumental de "Once" é um espetáculo sonoro construído em riffs potentes e intensos. A faixa, que conta com um desempenho vocal de Eddie Vedder, mais uma vez, fantástico, é uma abertura incrível para Ten.
+++LEIA MAIS: Como Pearl Jam reagiu à fama repentina nos anos 1990?
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show
Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'