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Engaging with Music 2023

Pesquisa aponta que Brasil está acima da média mundial de consumo de música

Relatório 'Engaging with Music 2023', da IFPI, apresenta estudo sobre consumo de música no mundo e é acompanhado por um recorte do mercado brasileiro

Redação Publicado em 12/12/2023, às 11h57

A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que representa a indústria da música gravada em todo o mundo, lançou o relatório Engaging with Music 2023, estudo global que examina como as pessoas em todo o mundo se envolvem, acessam e se sentem em relação à música. O relatório é acompanhado por um recorte do mercado brasileiro, divulgado pela Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil.

O levantamento revela que o tempo médio de consumo de música no mundo atingiu um novo recorde: 20,7 horas por semana. Os brasileiros superam a média mundial, com 24,9 horas semanais ouvindo música.

Com base nas respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países, o relatório é a maior pesquisa global com este tipo de enfoque.

Estamos ouvindo mais música do que nunca

No mundo: 20,7 horas – o tempo, em média, que as pessoas passam ouvindo música por semana (acima das 20,1 horas em 2022). O crescimento do tempo semanal de audição em 2023, significou treze músicas adicionais de três minutos por semana neste ano, em média.
No Brasil: são 24,9 horas semanais ouvindo música, em média.

Estamos interagindo com a música através de mais métodos

No mundo: 79% das pessoas são de opinião que existem mais formas de ouvir música do que nunca (contra 76% em 2022). Em média, as pessoas usam mais de sete métodos diferentes para interagir com a música.
No Brasil: 82% do público acha que existem mais formas de ouvir música agora do que nunca. Em média, os brasileiros usam 9 métodos diferentes para consumir música.

Inteligência Artificial

No mundo: 79% concordam que a criatividade humana é essencial para a criação musical.
No Brasil: 85% concordam.
No mundo: 74% das pessoas que conhecem as capacidades musicais da IA concordam que a IA não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização.
No Brasil: 70% dos consumidores de música acham que a IA não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização.

Variedade de gêneros

No mundo: os fãs ouvem em média mais de 8 gêneros musicais diferentes.
No Brasil: são mais de 10 gêneros musicais diferentes ouvidos, em média

Saúde mental e bem-estar

No mundo: 71% dizem que a música é importante para a saúde mental.
No Brasil: 83% das pessoas afirmam o mesmo.

A música não licenciada ainda é um problema significativo

No mundo: 29% usam meios não licenciados ou ilegais para ouvir ou obter música.
No Brasil: 47% é o índice de consumidores de música através de métodos ilegais ou não licenciados.

Principais motivos para assinatura de serviços de streaming musical

Entre os que consomem música através de streaming de áudio por assinatura, foram apontadas 3 razões principais para optarem pelo modelo de subscrição:

1. Posso ouvir o que quero quando quero;
2. Ausência de anúncios interrompendo a música;
3. Acesso a milhões de músicas.

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