Relatório 'Engaging with Music 2023', da IFPI, apresenta estudo sobre consumo de música no mundo e é acompanhado por um recorte do mercado brasileiro
Redação Publicado em 12/12/2023, às 11h57
A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que representa a indústria da música gravada em todo o mundo, lançou o relatório Engaging with Music 2023, estudo global que examina como as pessoas em todo o mundo se envolvem, acessam e se sentem em relação à música. O relatório é acompanhado por um recorte do mercado brasileiro, divulgado pela Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil.
O levantamento revela que o tempo médio de consumo de música no mundo atingiu um novo recorde: 20,7 horas por semana. Os brasileiros superam a média mundial, com 24,9 horas semanais ouvindo música.
Com base nas respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países, o relatório é a maior pesquisa global com este tipo de enfoque.
No mundo: 20,7 horas – o tempo, em média, que as pessoas passam ouvindo música por semana (acima das 20,1 horas em 2022). O crescimento do tempo semanal de audição em 2023, significou treze músicas adicionais de três minutos por semana neste ano, em média.
No Brasil: são 24,9 horas semanais ouvindo música, em média.
No mundo: 79% das pessoas são de opinião que existem mais formas de ouvir música do que nunca (contra 76% em 2022). Em média, as pessoas usam mais de sete métodos diferentes para interagir com a música.
No Brasil: 82% do público acha que existem mais formas de ouvir música agora do que nunca. Em média, os brasileiros usam 9 métodos diferentes para consumir música.
No mundo: 79% concordam que a criatividade humana é essencial para a criação musical.
No Brasil: 85% concordam.
No mundo: 74% das pessoas que conhecem as capacidades musicais da IA concordam que a IA não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização.
No Brasil: 70% dos consumidores de música acham que a IA não deve ser utilizada para clonar ou personificar artistas musicais sem autorização.
No mundo: os fãs ouvem em média mais de 8 gêneros musicais diferentes.
No Brasil: são mais de 10 gêneros musicais diferentes ouvidos, em média
No mundo: 71% dizem que a música é importante para a saúde mental.
No Brasil: 83% das pessoas afirmam o mesmo.
No mundo: 29% usam meios não licenciados ou ilegais para ouvir ou obter música.
No Brasil: 47% é o índice de consumidores de música através de métodos ilegais ou não licenciados.
Entre os que consomem música através de streaming de áudio por assinatura, foram apontadas 3 razões principais para optarem pelo modelo de subscrição:
1. Posso ouvir o que quero quando quero;
2. Ausência de anúncios interrompendo a música;
3. Acesso a milhões de músicas.
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