Turnê ACNXX tem rodado o Brasil com apresentações lotadas e contou até com uma performance especial ao lado da Nova Orquestra no The Town
Igor Miranda Publicado em 21/09/2023, às 11h00
Pitty dedicou o ano de 2023 a celebrar os 20 anos de seu álbum mais famoso, Admirável Chip Novo. A turnê ACNXX tem rodado o Brasil e contou com uma apresentação junto à Nova Orquestra no festival The Town, em São Paulo.
Mas quem deixou escapar a oportunidade de assistir às apresentações dessa excursão, que normalmente trazem o disco de 2003 sendo executado na íntegra, pode não ter outra chance no ano que vem. A cantora deixou claro em entrevista a Felipe Grutter para a Rolling Stone Brasil que o giro se encerra, mesmo, neste ano — a data final em sua agenda, 16 de dezembro, está reservada para Campo Grande (MS).
“A ideia inicial era fazer uns dez shows, em capitais e tal. Mas a parada foi crescendo, surgiram diversos pedidos, e aí a gente já está com mais de cinquenta datas. Se quiser, dá para continuar ano que vem, mas eu já quero tentar fazer alguma outra coisa, porque aí já não serão 20 anos, mas 21. Aí é sacanagem.”
Ainda durante o bate-papo, Pitty refletiu sobre a emoção do público ao assistir seu show atual. A execução integral de um disco que vendeu mais de 350 mil cópias no Brasil se mostrou uma ótima ideia, no fim das contas.
“Os shows estão lotados, as pessoas se emocionam muito. Bolei o conceito para esse espetáculo de tocar o disco inteiro e na íntegra, uma proposta artística e de conceito que quis fazer. E tem rolado muito bem ter essa experiência de escutar o disco todo e depois, claro, eu passeio por outras partes do repertório, mas tem toda uma cenografia pensada.”
Por fim, a artista contou que tem gostado bastante da experiência. Especialmente porque o material do álbum tem apresentado certo frescor.
“Tô curtindo muito a experiência. Tem sido atual, não sinto como era lá atrás, é tudo novo, essas músicas são totalmente novas para mim.”
Mas é importante deixar claro que 2023 ainda não acabou. Restam alguns meses para celebrar Admirável Chip Novo, tanto com shows quanto com outras iniciativas.
Um exemplo fora dos palcos está no projeto que será lançado em outubro: um disco onde artistas da MPB regravam as canções originais, cada um dando sua própria roupagem. Apenas três convidados foram revelados até o momento: Sandy (em “Temporal”), Emicida (com “Teto de Vidro”) e Ney Matogrosso (executando “Máscara”). Com o passar dos dias, outros nomes devem ser confirmados, além da data exata que o trabalho poderá ser ouvido.
A turnê ACNXX também renderá material gravado. Uma apresentação em uma praça no bairro Rio Vermelho, em Salvador, deverá ser gravada para gerar um DVD futuramente.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo