'Distopia' é single do primeiro disco de estúdio de inéditas do Planet Hemp em 22 anos
Redação Publicado em 20/09/2022, às 11h00
Após 22 anos, Planet Hemp lançará música inédita nesta terça, 20. Intitulada "Distopia," a canção conta com colaboração do rapper Criolo e narra: "Senhoras e senhores, sejam todos muito bem-vindos ao começo do fim do mundo." Atualmente, o grupo é formado por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru.
Lançada pela Som Livre, "Distopia" lança oficialmente às 20h pelo horário de Brasília. A letra mostra um retrato do Brasil atual e distópico ao mesmo tempo, enquanto faz uma convocação ao poder popular de reação e mobilização. Vale lembrar que Planet Hemp é conhecido pelas letras críticas e políticas.
O olhar dos que não enxergam, eles querem te julgar /Deixa con- /Deixa con- /Deixa condenar / Isso é pra libertar, semente germinar / Espírito no comando, liberdade para as mentes já.
Já o videoclipe da música tem direção do próprio Marcelo D2 e produção da Pupila Dilatada. O vídeo mostra D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Nobru e Criolo em cenários urbanos e na natureza. Mesmo com ambientes familiares ao público e fãs, o clipe de "Distopia" tem cenas surrealistas, como um BNegão grande demais para a pequena sala de jantar da família tradicional brasileira.
Claro, o videoclipe conta com algumas dicas sobre o título do próximo disco de estúdio do grupo (sucessor de A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, de 2000), o qual previsão de lançamento para o final de outubro de 2022. "Gravado em quatro dias pelo Rio de Janeiro e dividido em doze cenas, o clipe de 'Distopia' é um grande trailer do que vem por aí no audiovisual de todo o disco," afirmou Marcelo D2 à imprensa.
+++LEIA MAIS: Planet Hemp: Após 21 anos, banda apresenta três músicas inéditas em shows
Como visto na discografia do Planet Hemp, "Distopia" faz analogias e referências ao cenário sócio-político atual. "Sempre fomos um movimento de contestação. As nossas letras, que um dia já nos levaram à prisão, são o reflexo do que a gente pensa sobre esse sistema, sobre o ideal coletivo e a nossa forma de expressar através da música o nosso manifesto," explicou a banda.
Vai muito além de um discurso político, é um discurso musical muito mais profundo sobre liberdade de pensamento.
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show