- BNegão, Criolo e Marcelo D2 (Foto: Bel Gandolfo)

Planet Hemp e Criolo anunciam o 'começo do fim do mundo' em 'Distopia'

'Distopia' é single do primeiro disco de estúdio de inéditas do Planet Hemp em 22 anos

Redação Publicado em 20/09/2022, às 11h00

Após 22 anos, Planet Hemp lançará música inédita nesta terça, 20. Intitulada "Distopia," a canção conta com colaboração do rapper Criolo e narra: "Senhoras e senhores, sejam todos muito bem-vindos ao começo do fim do mundo." Atualmente, o grupo é formado por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia e Nobru.

Lançada pela Som Livre, "Distopia" lança oficialmente às 20h pelo horário de Brasília. A letra mostra um retrato do Brasil atual e distópico ao mesmo tempo, enquanto faz uma convocação ao poder popular de reação e mobilização. Vale lembrar que Planet Hemp é conhecido pelas letras críticas e políticas.

O olhar dos que não enxergam, eles querem te julgar /Deixa con- /Deixa con- /Deixa condenar / Isso é pra libertar, semente germinar / Espírito no comando, liberdade para as mentes já.

+++LEIA MAIS: Muito além da Cannabis: Planet Hemp faz show impecável em nome da luta pela liberdade de expressão no Forró da Lua Cheia

Já o videoclipe da música tem direção do próprio Marcelo D2 e produção da Pupila Dilatada. O vídeo mostra D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Nobru e Criolo em cenários urbanos e na natureza. Mesmo com ambientes familiares ao público e fãs, o clipe de "Distopia" tem cenas surrealistas, como um BNegão grande demais para a pequena sala de jantar da família tradicional brasileira.

Claro, o videoclipe conta com algumas dicas sobre o título do próximo disco de estúdio do grupo (sucessor de A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, de 2000), o qual previsão de lançamento para o final de outubro de 2022. "Gravado em quatro dias pelo Rio de Janeiro e dividido em doze cenas, o clipe de 'Distopia' é um grande trailer do que vem por aí no audiovisual de todo o disco," afirmou Marcelo D2 à imprensa.

Planet Hemp e Criolo (Foto: Bel Gandolfo)

+++LEIA MAIS: Planet Hemp: Após 21 anos, banda apresenta três músicas inéditas em shows

'Distopia,' do Planet Hemp com Criolo, tem cunho político?

Como visto na discografia do Planet Hemp, "Distopia" faz analogias e referências ao cenário sócio-político atual. "Sempre fomos um movimento de contestação. As nossas letras, que um dia já nos levaram à prisão, são o reflexo do que a gente pensa sobre esse sistema, sobre o ideal coletivo e a nossa forma de expressar através da música o nosso manifesto," explicou a banda.

Vai muito além de um discurso político, é um discurso musical muito mais profundo sobre liberdade de pensamento.

 

entretenimento música notícia do em Planet Hemp Marcelo D2 fim Formigão Nobru BNegão mundo anunciam som livre Pedro Garcia Criolo Distopia começo

Leia também

Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show