- Lynyrd Skynyrd (Foto: Getty Images)
Rock

Por que o Lynyrd Skynyrd decidiu continuar sem membros originais, segundo guitarrista

Último remanescente da formação inaugural, guitarrista Gary Rossington faleceu em março deste ano, aos 71 anos de idade

Igor Miranda Publicado em 15/10/2023, às 10h00

Em março deste ano, faleceu o guitarrista Gary Rossington. Foi o último músico vivo da formação original do Lynyrd Skynyrd, bem como o único integrante a participar dos álbuns do período clássico — entre 1973 e 1977 — que ainda estava na banda. Ele tinha 71 anos.

Quando a notícia chegou a público, a reação natural de muitos fãs foi pensar que o grupo chegaria ao fim. Por mais que Damon Johnson o substituísse desde 2021 em função de problemas de saúde, era de se imaginar que as atividades seriam encerradas.

Não foi isso que ocorreu. E a própria família de Rossington apoiou a continuidade da banda, que chegou a passar pelo Brasil, no último mês de setembro, para apresentações em São Paulo e Jaguariúna (no rodeio local).

Em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, o também guitarrista Rickey Medlocke contou por que foi tomada a decisão de seguir com o grupo. Vale lembrar que Medlocke é o único membro da formação atual que teve envolvimento com o período clássico: entre 1971 e 1972, ele fez parte como baterista e chegou a participar da criação de músicas que estão no primeiro álbum, “(Pronounced ‘Lĕh-‘nérd ‘Skin-‘nérd)” (1973), mas acabou saindo antes do disco ser lançado.

De acordo com o músico, tanto ele quanto o vocalista Johnny Van Zant, irmão do falecido Ronnie Van Zant e membro desde o retorno da banda em 1987, sabiam que a responsabilidade cairia em cima de seus ombros.

“Quando Gary faleceu, Johnny e eu ficamos muito tristes, muito próximos de encerrar. Daí, recebemos esses comentários, e-mails e mensagens de texto com as pessoas dizendo: ‘por favor, não deixe que isso seja o fim’. Então, concluímos que poderíamos continuar por um tempo. Foi tudo por causa dos fãs e da música. Os fãs amam a música e isso os faz voltar. Enquanto os fãs continuarem amando a música e se manifestando, ainda estaremos lá.”

Saudades de Gary Rossington

Ainda durante a entrevista, Rickey Medlocke contou que sente muita falta de Gary Rossington. Dos integrantes atuais, ele e Johnny Van Zant foram os que conviveram com o guitarrista por mais tempo.

Gary não está longe de nossos pensamentos, especialmente dos meus e de Johnny. Conhecia Gary desde que ele tinha, sei lá, 15 anos de idade. Toquei na banda com ele duas vezes diferentes. Quando você tem uma história dessas com alguém e de repente essa pessoa nos deixa, isso parte seu coração.”

O Lynyrd Skynyrd tem feito homenagens a todos os músicos que já passaram pela banda e hoje não estão mais entre nós — são mais de dez. E é quando a imagem de Rossington surge no telão que Medlocke fica mais emocionado.

“Fazemos uma grande homenagem a Gary em nosso telão todas as noites, mas até hoje não consigo ver o vídeo. Não consigo olhar, sabe? Sinto muita saudade. Quando estou no palco todas as noites e olho para lá, sei que ele está lá em espírito, mas sinto falta dele. Provavelmente vou sentir pelo resto da minha vida.”

Apesar disso, a banda continua. E, segundo Rickey, há planos até para gravar músicas novas. Não há previsão de lançamento para o material.

rock johnson Lynyrd Skynyrd Rickey Garry

Leia também

Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025


Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo