Produtor consagrado por trabalhos com Red Hot Chili Peppers, Metallica, Aerosmith, Run-DMC e tantos outros é apaixonado pela banda de Liverpool
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 30/03/2023, às 17h48
Goste ou não, os Beatles são até hoje a banda mais popular da história. Embora suas atividades tenham sido encerradas em 1970, o grupo continuou a fazer enorme sucesso com suas obras, consideradas atemporais e muito influentes para o desenvolvimento do que se chama hoje de música popular.
Rick Rubin vai além. Famoso tanto no rock quanto no hip hop por ter produzido artistas e bandas como Red Hot Chili Peppers, Metallica, Aerosmith, Beastie Boys, Johnny Cash, Run-DMC, Public Enemy e Linkin Park, o produtor musical entende que a existência do grupo de Liverpool é a prova de que Deus existe.
Em entrevista de 2013 à Newsweek, Rubin relembrou suas origens na música ao dizer que ouviu os Beatles pela primeira vez aos 4 anos de idade. Curiosamente, o contato inicial não foi por intermédio de uma música autoral do grupo, mas sim por um cover: “Rock and Roll Music”, original de Chuck Berry.
O sentimento foi tão único que Rick se recorda até hoje do que aconteceu com ele ao ouvir aquela música pela primeira vez, no longínquo ano de 1967.
“Lembro de me sentir eletrificado. Esse foi o primeiro verdadeiro rock ‘n’ roll que eu ouvi na minha vida.”
A partir daí, o fascínio pelos Beatles só cresceu. Mesmo descobrindo tantos outros artistas e fazendo história por si só na música, o produtor ainda coloca a banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr no mais alto patamar. Nesta entrevista, ele chega a colocá-los como a prova da existência divina - e explica o motivo.
“Eles transcenderam tudo. É algo muito maior do que quatro garotos de Liverpool. Para mim, os Beatles são a prova da existência de Deus. É tão bom e tão superior a todos os outros.”
A relação entre Rick Rubin e os Beatles é tão forte que, em 2022, o produtor foi convidado pela BBC (via site Igor Miranda) a escolher as oito músicas que levaria para uma ilha deserta - e é claro que uma canção do Fab Four de Liverpool foi citada logo de cara. “Across the Universe”, faixa presente no álbum Let it Be (1970), compôs o primeiro lugar da lista.
“Durante a minha infância, os Beatles estavam por toda parte e por toda minha casa. E de algum jeito imprimiu em mim o quão linda essa canção é, num nível muito profundo, antes de saber que estava procurando pelo que era aquilo.”
A admiração acabou se tornando amizade, já que Rubin estabeleceu vínculo com Paul McCartney e gravou um documentário com ele: McCartney 3, 2, 1 (2021), disponível no Star+. E adivinhe quem é o melhor baixista de todos os tempos na opinião do produtor, conforme revelado em entrevista à Mojo (via NME)? Paul, é claro.
“Tudo o que eu já vi relacionado aos Beatles é sobre a composição ou a Beatlemania. Com Paul McCartney, ou é o Paul baixista, ou é o Paul músico, porque ele toca tudo, mas essa é só uma parte da história. Você apenas pensa nele como um dos Beatles, mas na minha opinião, ele é o melhor de todos os baixistas, ele é o número um.”
Taylor Swift: O dia em que Sarah Michelle Gellar pediu folga para ver a artista
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP