- John Lennon (Foto: Vinnie Zuffante/Getty Images)
"JATO QUENTE"

Quando John Lennon urinou em um dos criadores do festival de Woodstock

Além de organizar o evento, Artie Kornfeld foi um dos grandes nomes da indústria da música nas décadas de 60 e 70

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 07/12/2024, às 08h00

Músico, compositor e executivo de gravadora, Artie Kornfeld foi um dos organizadores do festival de Woodstock, em 1969, ao lado de Michael Lang. Em meio a seus feitos, há uma “honraria” insólita: um dia, John Lennon urinou em sua perna.

O próprio Kornfeld, já com mais de oito décadas de vida, relembrou o ocorrido em entrevista para a Goldmine. A história começa em um estúdio de gravação em Nova York, por volta das 3 horas da manhã — e, como esperado, envolve uso de drogas.

Artie contou:

Eu estava no Hit Factory. Meu engenheiro de som, Shelly Yakus, e eu estávamos com meus amigos músicos, Hugh McCracken e David Sanborn, e todos os meus amigos. De repente, eram 3 da manhã. Então eu disse: ‘caras, vamos fazer um intervalo de meia hora’. Corri para o banheiro como um louco e coloquei quatro linhas de cocaína farmacêutica na parte de trás de um mictório.”

Neste momento, Kornfeld é surpreendido por uma sensação estranha. Meio molhada, meio quentinha.

Artie Kornfeld (Foto: Brad Barket/Getty Images)

 

O executivo continuou o relato:

Fui até o mictório e comecei a cheirar as quatro linhas. Senti um jato quente descendo pela minha perna esquerda. Olhei por trás do ombro e vi a cabeça de John Lennon. Eu sabia que John estava no estúdio ao lado com Jack Douglas (produtor) fazendo o álbum Double Fantasy (1980). Então ele olhou para mim e disse: ‘não consigo ver nada sem meus óculos e deixei eles no estúdio’. Então ele perguntou: ‘quem é você?’ e eu disse: ‘oh, eu sou Artie Kornfeld’ e ele disse: ‘isso é incrível, você é Artie Kornfeld... eu sei quem você é’.”

Conversa “normal”

A conversa seguiu normalmente, sabe-se lá como. John Lennon revelou que o primeiro disco que comprou na vida continha a canção “The Pied Piper”, gravada por Crispian St. Peters e composta por Artie Kornfeld.

Todavia, o executivo ainda teria outra situação estranha relacionada ao Beatle, e mais precisamente, a Yoko Ono.

Processo de Yoko Ono

A questão complicada de Artie Kornfeld com Yoko Ono se deu justamente em um período em que o casal esteve separado. Sobrou para o executivo, que conhecia o círculo social do Beatle, mas não tinha nada a ver com a história.

Artie relembrou:

Isso foi na semana em que Yoko o trocou por David Spinozza, o guitarrista e produtor que também era um amigo meu. Eu estava saindo com John na semana que ele se juntou com May Pang. Eu a entrevistei. E sabe o que aconteceu? Sabe o que Yoko fez? Ela processou a estação de rádio onde eu transmitia. Estava fazendo tanto sucesso que eles mandaram duas notificações legais dizendo que aquilo estava prejudicando sua vida e sua carreira, então era para parar e desistir.”

Lennon teve uma relação extraconjugal com May Pang, secretária do casal, na metade da década de 1970. O envolvimento aconteceu durante um período em que o músico ficou mais afastado de Ono, que ao mesmo tempo, sabia e chegou a incentivar uma relação entre os dois. O caso durou até 1975, aproximadamente.

+++LEIA MAIS: Yoko Ono 'nunca superou' relacionamento com John Lennon, diz filho

Colaborou: André Luiz Fernandes.

John Lennon yoko ono Woodstock urina Artie Kornfeld

Leia também

Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show