Vocalista e principal estrela do festival inglês não imaginava que segurança do evento seria seu maior empecilho na ocasião
Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 05/09/2024, às 10h06
Em junho de 1999, o R.E.M. foi a grande atração do festival de Glastonbury, realizado anualmente na Inglaterra desde 1970 e um dos maiores eventos de música do planeta, hoje reunindo mais de 200 mil pessoas por dia. O grupo estava escalado para se apresentar em uma sexta-feira e dividiria o palco com Hole, Bush e Blondie, entre outros nomes.
No entanto, a apresentação principal quase deixou de acontecer. O motivo é inusitado: o vocalista Michael Stipe foi barrado de entrar pela segurança do evento e se viu obrigado a contornar a situação.
Segundo antiga reportagem do jornal britânico The Guardian, Stipe chegou a Glastonbury de helicóptero e pousou em uma fazenda próxima ao festival. Um funcionário chamado Robert Kearle, que conhecia bem a região, foi escolhido pela organização para buscar o cantor.
Primeiro, Kearle se recordou da importância em levar o frontman do R.E.M. ao local do evento. Além disso, lembrou como Stipe foi gentil e simpático durante o trajeto.
Me pediram para fazer isso por conta do meu conhecimento da área. Ele (Stipe) era a grande estrela do festival, então não queria atrapalhar as coisas. Tivemos uma ótima conversa no caminho. Ele era bom de papo, muito amigável e interessado em saber sobre o que acontecia no festival.”
Assim que chegou ao portão de entrada do festival, Robert Kearle desceu do carro e disse estar com Michael Stipe. No entanto, a equipe de segurança não quis deixar os dois entrarem por não terem ingressos.
Kearle deixou claro que estava com o vocalista do R.E.M., atração principal do evento, e que o artista precisava entrar, pois se apresentaria em breve. Não adiantou nada. Ele relata:
Não pude acreditar no que estava ouvindo. Eu disse: ‘estou aqui com o Michael Stipe, me enviaram especialmente para buscá-lo’.”
+++LEIA MAIS: R.E.M. não se reunirá para tocar novamente
O funcionário do festival se lembrou do que escutou em resposta. O segurança ainda demonstrou ter total desconhecimento de um dos grandes nomes do evento.
Sem ingresso, não entra. Michael Stipe? Nunca ouvi falar.”
Foi aí que o frontman do R.E.M., ao notar a situação, decidiu resolvê-la por conta própria. Deixou o veículo em que estava e disse o seguinte ao segurança em questão:
Vou tocar no Pyramid Stage em algumas horas. Se você não me deixar entrar, estou fora. Você deixará muitas pessoas desapontadas em suas mãos.”
Sem outra escolha, o segurança precisou deixar Michael Stipe entrar. Horas depois, o vocalista se apresentou junto de seus parceiros de banda. O repertório contou com alguns dos maiores hits do R.E.M., como “Losing My Religion”, “Everybody Hurts”, “Man on the Moon”, “The One I Love” e “It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”.
Colaborou: Augusto Ikeda.
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show