- Crédito: Divulgação
Rock

Quando o Black Sabbath era “obrigado” a tocar “Smoke on the Water”, do Deep Purple

Uma das fases mais curiosas da lendária banda de heavy metal foi a que trouxe o também icônico vocalista do Deep Purple na formação

Igor Miranda Publicado em 29/03/2024, às 10h00

Um dos períodos mais emblemáticos do Black Sabbath se deu quando Ian Gillan assumiu os vocais da banda. O cantor esteve durante um período curto, entre 1983 e 1984, e aceitou entrar após uma noite de bebedeira com o guitarrista Tony Iommi e o baixista Geezer Butler — uma prova de que não podemos tomar decisões sob efeito de álcool.

O único álbum da parceria, Born Again (1983), divide opiniões. Há até mais fãs gostando do disco nos dias de hoje, mas as escolhas questionáveis de produção inegavelmente afetaram o resultado final — ainda que boas músicas façam parte daquele trabalho.

Além do álbum, o grupo chegou a realizar uma turnê completa com Gillan, que retornaria ao Deep Purple ao fim daquela excursão. Além dele, de Iommi e de Butler, os shows contaram com Bev Bevan (ELO) na bateria, substituindo Bill Ward, que gravou o disco, mas decidiu sair (pela segunda vez) por não se sentir à vontade sem o cantor original, Ozzy Osbourne.

A tour, realizada em quatro etapas entre 7 de agosto de 1983 e 4 de março de 1984, guardou algumas histórias peculiares. Uma delas envolve a cenografia de palco: os músicos pediram para que fosse feita uma réplica das pedras de Stonehenge (estrutura localizada na Inglaterra), mas o item de decoração ficou grande demais para ser transformada e colocada nas apresentações.

Contudo, o elemento mais curioso — e, neste caso, registrado em áudio — se deu no repertório. Além da oportunidade de muitos fãs ouvirem músicas do Sabbath originalmente interpretadas por Osbourne ou Ronnie James Dio serem cantadas por Ian Gillan, a turnê ofereceu algo único: a lendária banda de metal tocando, talvez por obrigação, “Smoke on the Water”, clássico do Deep Purple bem mais orientado ao que hoje se chama de classic rock.

Black Sabbath e “Smoke on the Water”

Uma gravação disponível online traz a pesada execução do Black Sabbath para “Smoke on the Water”. O baixo marcante de Geezer Butler e a pegada forte de Tony Iommi deixaram a versão bem pesada. Já os vocais de Ian Gillan viviam seu auge, embora seus anos anteriores tenham sido de baixa popularidade — sem o Deep Purple, ele embarcou em uma discreta trajetória solo.

A clássica canção era o momento em que Gillan se sentia mais confortável nos shows, diga-se de passagem. Em entrevista de 2022 à rádio Rock FM (via site Igor Miranda), ele admite:

“Além das músicas de ‘Born Again’, tínhamos que apresentar nos shows as que eles fizeram com Ozzy. Nunca me senti confortável, embora elas fossem ótimas e eu conseguisse cantá-las. Mas não sou ele, não parecia o certo.”

Ouça o Black Sabbath tocar “Smoke on the Water” a seguir.

rock black sabbath ian gillan “Smoke on the Water”

Leia também

Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'


Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'


Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”


A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra


Snoop Dogg responde letra de Kendrick Lamar que o critica por apoiar Drake


Bob Dylan se manifesta sobre rumor de que proíbe as pessoas de olhar para ele