Em 2011, brasileiro à época no Calypso enviou pergunta para que lendário músico americano do Guns N’ Roses pudesse responder
Igor Miranda Publicado em 27/01/2023, às 12h22
Desde que se consagrou com o Guns N’ Roses, Slash é citado como um dos maiores guitarristas do rock. Ximbinha é brasileiro e nem sempre compartilhou de tanto prestígio: no auge do Calypso, o músico era frequentemente citado em memes e piadas sobre o que abordaria uma limitação de técnica em seu instrumento.
Dessa forma, seria inusitado um diálogo entre Slash e Ximbinha, correto? Porém, algo muito próximo disso aconteceu em 2011, por intermédio do programa Altas Horas, da TV Globo.
Durante a primeira turnê solo do então ex-guitarrista do Guns N’ Roses pelo Brasil, vários músicos brasileiros foram convidados a enviar perguntas para que ele pudesse responder. O resultado seria transmitido na atração televisiva de Serginho Groisman. Andreas Kisser (Sepultura), Yves Passarell (Capital Inicial), Gee Rocha (NX Zero), Marco Tulio Lara (Jota Quest) e Pepeu Gomes (Novos Baianos) gravaram suas questões e foram atendidos pelo músico da cartola.
No meio da lista de convidados, estava Ximbinha, à época assinando como Chimbinha. O guitarrista paraense fez uma pergunta bastante pertinente para o colega de instrumento à época.
“Quando comecei a tocar, eu fazia baile e surgiu Guns N’ Roses na época, que foi um grande sucesso no mundo todo. [...] Como está sendo a carreira solo? Porque vem de vários projetos, do Guns N’ Roses, que foi uma das maiores bandas do mundo, e agora está com carreira solo.”
Em resposta à pergunta do brasileiro, o lendário músico - que deixou o Guns N’ Roses na década de 1990 e retornou em 2016 - declarou:
“Ter sido do Guns N’ Roses é algo de que me orgulho, claro. Ali estão as minhas raízes. Consegui fazer meu nome como guitarrista de rock naquela banda. Mas consegui também seguir em frente com outros objetivos como guitarrista. Olho para trás e tento ver se consegui avançar em relação àquela época. É um bom ‘barômetro’. É muito bom ter um projeto solo. É a primeira vez em 30 anos que não estou em um grupo. Consigo ter uma noção melhor do que sou capaz de fazer e onde posso chegar. E também me dá liberdade para fazer o que quero.”
Embora tenha retornado ao Guns em 2016, como mencionado anteriormente, Slash fez questão de manter sua carreira solo ativa. O álbum mais recente do projeto, 4, foi disponibilizado no início de 2022.
Um trecho compartilhado pela página viral “Grandes Momentos da TV Brasileira” pode ser conferido a seguir. A entrevista completa também está disponível abaixo.
— Grandes Momentos da TV Brasileira (@momentostvbra) August 25, 2020
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais