Dono de 'Metamorfose Ambulante,' Raul Seixas faria 77 anos nesta terça, 28
Felipe Grutter Publicado em 28/06/2022, às 10h12
Um dos maiores nomes da história do rock nacional, Raul Seixas faria 77 anos nesta terça, 28 de julho de 2022. Nascido no ano de 1945, em Salvador, Bahia, a carreira do cantor foi cercada de hits, como "Metamorfose Ambulante" e "Tente Outra Vez," e grandes polêmicas. Morreu em 21 de agosto de 1989 após parada cardíaca.
Na música, Seixas fez parte de alguns grupos, como Relâmpagos do Rock e Os Panteras, mas encontrou caminho para a história do rock nacional na carreira solo - e percorreu diversos altos e baixos ao longo dos anos. Para celebrar a história do artista, veja sete curiosidades sobre o "Pai do Rock Brasileiro" abaixo:
+++LEIA MAIS: Raul Seixas nascia 'há 77 anos atrás'
"Repeti cinco vezes a 2ª série do ginásio. Nunca aprendi nada na escola. Minto. Aprendi a odiá-la," afirmou Raul Seixas. Mesmo com o desempenho ruim na escola, foi destaque na faculdade passou num dos primeiros lugares para o curso de Direito, mas não levou a carreira de advogado adiante por causa da música.
O cantor costumava escrever poemas desde a infância, assim como elaborar histórias em quadrinho. Ele também lia - principalmente obras de filosofia e ficção - o dia inteiro no quarto e gostava bastante da biblioteca do pai, Raul Varella Seixas.
+++LEIA MAIS: 30 anos sem Raul Seixas: quais foram as 10 músicas mais buscadas do Maluco Beleza?
Não era apenas um passatempo: Raul Seixas sonhava em ser um escritor, e conseguiu cumprir esse desejo ao viver de escrever músicas quando adulto.
Por incrível que pareça, Raul Seixas não escreveu "Metamorfose Ambulante" no auge da fase adulta, mas sim quando era adolescente, aos 12 anos. Vale lembrar como a canção é um dos maiores hits do cantor.
"Eu ouvia os discos de Elvis Presley até estragar os sulcos," disse Raul Seixas. "Eu era o próprio rock. Eu era Elvis quando andava e penteava o topete." Além de servir como inspiração para as músicas do brasileiro, o Rei do Rock inspirou até a gangue de Seixas, chamada Elvis Rock Club, responsável por brigar na rua, vandalizar prédios, roubar, etc.
Essa curiosidade é, no mínimo, inusitada: durante show, Raul Seixas não conseguiu provar ser ele mesmo porque não portava qualquer documento de identificação - e foi expulso por ser considerado um impostor.
Vigente entre 1964 e 1985, a ditadura militar brasileira prendeu e censurou diversos músicos, entre eles Raul Seixas, quem foi detido e torturado pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) pela divulgação de "Sociedade Alternativa." Também acabou expulso do Brasil e foi exilado nos Estados Unidos.
Em 1972, Raul Seixas conheceu Paulo Coelho após o cantor ver uma matéria sobre discos voadores na revista A Pomba, assinada Augusto Figueiredo. Ele descobriu como Coelho foi o responsável pelo texto - e os dois começaram uma grande amizade desde então. Eles colaboraram no disco Gita (1974).
+++LEIA MAIS: “Coincidências” de Raul Seixas: quando a inspiração beira o plágio
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show