- Liam e Noel Gallagher (Foto: Divulgação)
2009

Relembre o dia em que o Oasis acabou: 'Certa tristeza e grande alívio'

A banda anunciou nesta terça-feira, 27, uma turnê de retorno para 2025

Redação Publicado em 27/08/2024, às 14h50

O Oasis está de volta! Liam e Noel Gallagher reataram o relacionamento e divulgaram nesta sexta-feira, 27, uma turnê para 2025. Os irmãos devem visitar diversas cidades europeias entre julho e agosto do próximo ano. 

A banda rompeu em 2009. Em abril daquele ano, Noel falou sobre Liam em entrevista à revista Q (via Radio X): "Ele é o homem mais raivoso que você vai conhecer. Ele é como um homem com um garfo em um mundo de sopa". Nas redes sociais, eles também trocavam farpas. Noel chegou a afirmar que "a vida seria melhor sem o Oasis".

+++LEIA MAIS: Oasis no Brasil: Como foi o último show da banda no país?

Poucos meses depois, o grupo — formado também por Andy Bell e Gem Archer — cancelou um show de última hora porque Liam contraiu laringite. A banda deveria subir ao palco do V Festival, em Chelmsford, na Inglaterra. Em uma entrevista feita em 2011, Noel afirmou que, na verdade, o irmão estava de ressaca. Por isso, Liam o processou, mas, após um pedido de desculpas de Noel, a ação foi arquivada. 

No dia 28 de agosto, o grupo participaria do Rock en Seine, na França. O Bloc Party, que se apresentava antes do horário do Oasis, anunciou, no entanto, que o grupo britânico não faria o show. Duas horas depois, Noel declarou por meio do site da banda:

É com certa tristeza e grande alívio... que deixo o Oasis esta noite. As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não posso continuar trabalhando com Liam por mais um dia sequer.

Em outro depoimento, dias depois, Noel disse: "Os detalhes não são importantes e são muitos para listar. Mas sinto que vocês têm o direito de saber que o nível de intimidação verbal e física contra mim, minha família, amigos e camaradas se tornou intolerável. E a falta de apoio e compreensão por parte da minha equipe de gerenciamento e dos meus colegas de banda me deixou sem outra opção senão pegar minha capa e buscar novos ares."

Briga nos bastidores

Liam Gallagher refletiu sobre o fim do Oasis e admitiu que a discussão que teve bêbado com o irmão, Noel, não era motivo suficiente para encerrar as atividades da banda, em 2009. Ele chegou a afirmar que poderia passar por cima do ocorrido e ofereceu "enviar uma caixa de chocolates" a Noel para que voltassem a se reunir. 

+++LEIA MAIS: Liam Gallagher afirma que Noel recusou 'muito dinheiro' e não participará da turnê de álbum do Oasis

Em entrevista ao The Sunday Times (via NME), Liam relembrou o ano de 2009, quando ele usou uma das guitarras de Noel "como um machado" nos bastidores de um show em Paris. "Eu amo meu irmão, amo minha família, e toda aquela confusão do Oasis, não havia necessidade, sabe? Talvez alguém possa ficar um pouco irritado durante a turnê. Talvez alguém beba um pouco demais. Mas não precisávamos nos separar por causa disso", disse.

 

música show Turnê 2009 Liam Gallagher Oasis Noel Gallagher reunião Gem Archer Andy Bell 2025

Leia também

11 bandas que se separaram logo após o reencontro


Chappell Roan revela por que ‘meio que’ não quer ganhar um Grammy


Mariah Carey: que horas começa o show em São Paulo nesta sexta-feira (20)?


Miley Cyrus é acusada de plagiar Bruno Mars; entenda processo


Johnny Marr se pronuncia sobre reunião do The Smiths: 'Não ignorei, disse não'


Babymetal anuncia show solo em São Paulo; saiba data e preços