Divulgada nesta quarta-feira, 30, a Retrospectiva Spotify revelou os principais nomes do ano na plataforma; confira os destaques
Redação Publicado em 30/11/2022, às 10h00
O fim do ano se aproxima e, junto das festas típicas deste período, também começam a surgir as famosas retrospectivas. É justamente neste clima que o Spotify divulgou, nesta quarta-feira, 30, a Retrospectiva Spotify 2022, que revela os principais nomes da plataforma durante o ano.
Focada no mundo da música — apontando os artistas, faixas e discos mais ouvidos de 2022 — e também no universos dos podcasts, a Retrospectiva Spotify traz dados tanto do Brasil, quanto de um ponto de vista internacional. E você pode conferir os maiores destaques a seguir.
+++LEIA MAIS: Performance em Wandinha faz música de Lady Gaga viralizar
Tudo começa com o ranking dos cinco artistas mais escutados no país. Rainha da Sofrência, Marília Mendonça manteve-se no topo da lista dos músicos mais ouvidos, lugar que ocupa desde 2020, sendo seguida por Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Gusttavo Lima e Maiara & Maraisa.
Compositora de mais de 300 canções, Marília vem sendo um dos principais nomes das Retrospectivas Spotify há alguns anos. Em 2021, por exemplo, a sertaneja foi a artista feminina mais ouvida da plataforma e, este ano, ocupou a 89ª posição no ranking global dos artistas mais escutados pelos mais de 456 milhões de ouvintes da plataforma em todo o planeta.
+++LEIA MAIS: 1 ano sem Marília Mendonça: como a cantora ainda quebra recordes no streaming
Agora, antes de indicar quais são as músicas e os discos mais escutados de 2022, é interessante pontuar que a Retrospectiva Spotify também revelou os estilos musicais mais ouvidos no Brasil neste ano. Liderado pelo Sertanejo Pop, o ranking também é composto, respectivamente, pelo Funk carioca, Sertanejo universitário, Sertanejo e, por fim, o Arrocha.
Dessa forma, não surpreende o fato de que “Por aqui, Mal Feito - Ao Vivo”, de Hugo & Guilherme, seja a música mais escutada no Brasil em 2022. Depois dela, vêm os sucessos “Malvadão 3”, do Xamã, “Vai Lá Em Casa Hoje”, de George Henrique & Rodrigo, “Molhando o Volante”, da dupla Jorge & Mateus e, em quinto lugar, o hit “Dançarina”, do DJ Pedro Sampaio.
+++LEIA MAIS: Erasmo Carlos: As 5 músicas mais ouvidas do cantor no Spotify
Já quando o assunto são os discos mais ouvidos do Brasil, os sertanejos também chamam bastante atenção, a começar pelo álbum Manifesto Musical, de Henrique & Juliano, em primeiro lugar. Em seguida, vêm Festa das Patroas 35%, de Marília Mendonça em parceria com Maiara & Maraisa, Buteco in Boston (Ao Vivo), de Gusttavo Lima, Próximo Passo, de Hugo & Guilherme e, em quinto lugar, Chama Meu Nome, do DJ Pedro Sampaio — cujas músicas fizeram bastante sucesso nas redes.
Segundo os dados divulgados pelo Spotify, outro nome brasileiro que não pode ser deixado de lado na retrospectiva é o de Anitta. Além de ser a artista brasileira mais escutada no exterior, a cantora ainda está entre os 20 artistas mais ouvidos pelos usuários do Spotify no Brasil.
Agora, quando o assunto são os podcasts, a produção mais ouvida pelos brasileiros em 2022 foi o famoso Podpah, apresentado por Igão e Mítico — que também é o 24º podcast mais ouvido em todo o mundo. Após o programa, a lista é composta pelo sucesso A Mulher da Casa Abandonada em segundo lugar, seguido pelo Original Spotify Mano a Mano, com Mano Brown, pelo Original Spotify, Café da Manhã, em parceria com a Folha de S. Paulo e, por fim, Psicologia na Prática.
Veja, abaixo, mais rankings divulgados pela Retrospectiva Spotify:
+++LEIA MAIS: BLACKPINK domina charts da Billboard e do Spotify; confira as conquistas
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo