- Rita Lee (Foto: reprodução / Instagram)

Rita Lee é homenageada no Grammy Latino 2022

Cantora se junta a uma lista de artistas homenageados que inclui Roberto Carlos, Martinho da Vila, Milton Nascimento e mais

Redação Publicado em 17/11/2022, às 23h42

Rita Lee foi homenageada nesta edição do Grammy Latino, em Las Vegas nesta quinta-feira (17). A cantora de rock recebeu o Lifetime Achievement Award, um reconhecimento do conjunto da obra e carreira.

Aloysio Reis, empresário e conselheiro do Grammy Latino, e a cantora Giulia B foram os escolhidos para fazer a homenagem. Durante a premiação, a trajetória da estrela foi revistada em imagens. Infelizmente Rita Lee não pôde comparecer por recomendação médica, mas mandou um recado dizendo que está “feliz pra chuchu”.

A Academia Latina de Gravação, responsável pelo Grammy Latino, explicou em comunicado à imprensa que o Prêmio à Excelência Musical é concedido a artistas que fizeram contribuições criativas de notável valor artístico para a música latina e suas comunidades.

+++ LEIA MAIS: Rita Lee faz rara aparição no Instagram com cabelos curtos após tratamento contra câncer

Aclamada como a rainha do rock, Rita Lee é uma artista visionária, cuja identidade sonora singular mescla sua veia roqueira e psicodélica com pop, carnaval, bossa nova e latinidades e a coloca entre os artistas que mais venderam discos no Brasil.
 “Sua música transcende gerações e é uma inspiração para criadores de música em todo o mundo”, afirmou Manuel Abud, presidente e CEO da Academia Latina da Gravação.

+ LEIA MAIS: Rita Lee está curada de câncer no pulmão; entenda

Antes de Rita Lee, o Grammy Latino já havia concedido o Lifetime Achievement Award para outros artistas brasileiros como Roberto Carlos (2004), Jorge Ben Jor (2005), Os Paralamas do Sucesso (2007), Beth Carvalho (2009), Gal Costa (2011), Milton Nascimento (2012), Toquinho (2012), Ney Matogrosso (2014), Djavan (2015), João Bosco (2017), Erasmo Carlos (2018) e Martinho da Vila (2021).


Rita Lee é capa da Rolling Stone Brasil 

A homenagem a Rita foi o ponto de partida para a nova capa digital da Rolling Stone Brasil, especial que reúne um ensaio recente e exclusivo da cantora, realizado por Guilherme Samora, o jornalista, escritor e diretor artístico da mostra sobre os 50 anos de carreira de Rita Lee, sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Foi através de Guilherme, que é amigo pessoal e o maior conhecedor da carreira de Rita - fãs o reconhecerão como o Phantom, o fantasma que dialoga com a cantora em Rita Lee: Uma Autobiografia - que a Rolling Stone Brasil conversou com a artista, em busca de sua visão de mundo e também em seu impacto na nova geração - que ela encara, é claro, sem caretice:

"Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…"

Confira a entrevista na íntegra: Rita Lee: "Gosto mais de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…"

+++ LEIA MAIS: Rita Lee: Fatos marcantes que transformaram a 'ovelha negra' em Rainha do Rock

notícias homenagem premiação Grammy Latino cerimônia Rita Lee

Leia também

Astros de Romeu e Julieta que alegam 'pornografia infantil' têm 2º processo rejeitado


Thom Yorke descarta rumores sobre reunião do Radiohead e destaca liberdade criativa da banda


C6 Fest 2025 anuncia line-up completo com Nile Rodgers, Seu Jorge, Pretenders e mais


Gene Simmons, do Kiss, diz que 'não consegue se lembrar de nada que Flea toca'


A iniciativa educacional da ONG do Metallica que atende os EUA por completo


A melhor música de trilha sonora de filme, na opinião de Chester Bennington