Guitarrista também revelou que os saudosos Ronnie James Dio e Cozy Powell amavam o icônico grupo pop da década de 1970
Igor Miranda Publicado em 27/03/2024, às 12h22
Ritchie Blackmore é um dos guitarristas mais importantes da história do rock. Seminal no desenvolvimento do heavy metal, o músico do Deep Purple, Rainbow e Blackmore’s Night ajudou a consolidar a influência neoclássica na música pesada, influenciando diversas gerações posteriores.
Não quer dizer, porém, que ele ouça só rock. Além de ter seu projeto folk Blackmore’s Night há décadas, o guitarrista é um grande fã de Abba, um dos grupos mais populares da chamada disco music, entre a segunda metade da década de 1970 e início de 1980.
+++ LEIA MAIS: Deep Purple plagiou “Burn” de artista dos anos 1920? Glenn Hughes comenta
Em uma sessão de perguntas e respostas no Instagram (via site Igor Miranda), o influente músico foi perguntado sobre qual seria sua música favorita do quarteto sueco. Ele respondeu, ainda revelando o apreço de falecidos ex-colegas de Rainbow:
“Há muitas, eu os amo. Eles são incríveis. Há uma história engraçada. Estávamos em um castelo na França tentando fazer o álbum Long Live Rock ‘N’ Roll, do Rainbow. Houve um momento em que ficamos entediados ao ao redor da lareira – Cozy [Powell, baterista], eu e Ronnie [James Dio, vocalista]. Cozy disse: ‘ok, tenho que confessar’. E olhamos para ele, porque estávamos bebendo, como sempre, e dissemos: ‘você tem que confessar o quê?’ Ele disse: ‘vocês estão prontos?’ Eu respondi: ‘sim’. Ele disse: ‘eu gosto do Abba’. E eu: ‘oh meu Deus, eu amo o Abba’. E então Ronnie falou: ‘sim, eu também’.”
A reação do lendário trio de músicos foi de… vergonha. Por incrível que pareça. Afinal de contas, “roqueiro não pode gostar de Abba”, não é?
“Então ficamos envergonhados dizendo: ‘ah, nós amamos o Abba’, porque você não deveria dizer isso. E com isso, Cozy pega todas as músicas do Abba e põe para tocar. Por horas ficamos escutando ao redor da lareira neste castelo. Deveríamos estar escrevendo nossas próprias músicas, mas era muito melhor ouvir o Abba.”
Mesmo tantas décadas depois, Ritchie Blackmore mantém sua admiração pelo Abba. Chegou ao ponto de o guitarrista defini-los como “a melhor banda”.
“Acho que eles foram a melhor banda. Sempre ouvia quando era mais novo. Era tão melódico e funcionava, fantástico. São, provavelmente, minha banda favorita de todos os tempos. E eu sei que não é legal dizer isso em certas áreas. Mas eram maravilhosos.”
Composto por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, o Abba esteve em atividade entre os anos de 1972 e 1982 — além de uma breve reunião recente para lançar um álbum, Voyage, e um show de hologramas, Abba Voyage. Calcula-se que eles tenham vendido entre 150 milhões e 380 milhões de discos ao longo da carreira.
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show
Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'