- Roger Waters (Foto: Reprodução / Carta Capital)

Roger Waters pode ser preso por 'uniforme nazista' no Brasil

Segundo o jornal O Globo, o ministro da Justiça, Flávio Dino garantiu que Roger Waters será preso se fizer "divulgação do nazismo"

Redação Publicado em 10/06/2023, às 16h14

Roger Waters poderá ser preso pelo uso do figurino característico da turnê The Wall - reaproveitado nos shows de despedida da This is Not a Drill Tour. Segundo relato de Luiz Fux obtido pelo jornal O Globo, Flávio Dino, ministro da Justiça, garantiu que o ex-baixista do Pink Floyd sofrerá punições caso utilize o uniforme para "divulgação do nazismo."

Fux entrou em contato com Dino após pressão de parte da comunidade judaica. Houve um pedido assinado pelo advogado Ary Bergher, presidente do Instituto Memorial do Holocausto, para que Waters fosse proibido de entrar no país. A proposta de censura prévia, no entanto, foi prontamente descartada pelo ministro da Justiça. O requerimento de Bergher pedia ainda que as apresentações do músico sejam acompanhadas pela polícia.

+++ LEIA MAIS: Roger Waters é criticado após mencionar Anne Frank em show na Alemanha

No Twitter, Dino esclareceu seu posicionamento após a publicação do relato de Fux e negou que tenha recebido uma "petição sobre apologia ao nazismo." Ele destacou as punições para crimes relacionados ao nazismo na Constituição e afirmou: "Essas normas valem para todos que aqui residam ou para cá venham. Friso o que está na norma penal: 'para fins de divulgação do nazismo,' o que obviamente exige análise caso a caso."

Ainda não recebi petição sobre apologia a nazismo que aconteceria em show musical. Quando receber, irei analisar, com calma e prudência, a partir de duas premissas fundamentais:

1. Consoante a nossa Constituição, é regra geral que autoridade administrativa não pode fazer…

— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) June 10, 2023

Alguns usuários da rede social questionaram Dino sobre seu conhecimento da obra de Waters - que faz críticas ao autoritarismo desde os tempos do Pink Floyd, quando criou as analogias presentes no álbum e na turnê The Wall.

O ministro rebateu: "Aos que estão perguntando, esclareço: sim, sei quem é e conheço a obra de Roger Waters, há algumas décadas. No mais, sugiro que leiam o tuíte anterior, ao meu ver bastante claro sobre uma postura séria e ponderada que cabe a uma autoridade pública."

This is Not a Drill

Roger Waters vem ao Brasil com a turnê This is Not a Drill. O lendário baixista do Pink Floyd passará por seis cidades entre outubro e novembro deste ano: Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.

Os ingressos estão disponíveis no site da Eventim e em pontos de venda credenciados, segundo a produtora do evento.

 

música Pink Floyd política ROGER WATERS Flávio Dino

Leia também

Sensação do pop psicodélico, Crumb faz shows no Brasil com álbum de 'energias conflitantes'


Bob Dylan opina sobre show de Nick Cave & The Bad Seeds em Paris


Fafá de Belém surpreende ao revelar que quer gravar disco de rock


Ouça a única gravação de Axl Rose em 2024


Childish Gambino cancela turnê na Oceania por recuperação de cirurgia que demora 'mais que o esperado'


Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil