- The Rolling Stones anunciam novo álbum (Foto: Stuart C. Wilson/Getty Images)
Rolling Stones / Rock / Turnê

Rolling Stones: Até quando as lendas do Rock vão seguir na estrada?

Os Rolling Stones vão continuar em turnê?

Por Aline Carlin Cordaro @linecarlin Publicado em 17/07/2024, às 14h23

Os Rolling Stones ainda têm fôlego para turnês? Essa é a pergunta que veio à tona pela Ultimate Classic Rock, e que também ronda os fãs da banda há décadas, especialmente após a morte do icônico baterista Charlie Watts.

Em 1995, no ano da turnê Voodoo Lounge, Mick Jagger já demonstrava confiança no futuro da banda. Em uma entrevista à revista Rolling Stone ele disse que:

 

A banda ainda ‘soa’ muito bem, e não está muito diferente de antes. Então se vocês todos gostavam de mim antigamente, vão gostar disso agora, provavelmente”

 

Por quanto tempo a banda deve continuar a fazer shows?

 

Em 2024, a banda segue lotando estádios com a turnê norte-americana Hackney Diamonds, mas a grande dúvida persiste: o que vem depois?

A resposta, por enquanto, só os integrantes podem dizer. Com mais de 75 anos cada, eles provam que o rock não tem idade.

Um dos pontos cruciais para o futuro das turnês é a bateria. Desde a morte de Charlie Watts em 2021, Steve Jordan assumiu a responsabilidade de substituí-lo com maestria. Jordan assume a posição durante toda a turnê Hackney Diamonds

O que os integrantes da banda pensam?

 

Mick Jagger (Foto: Ethan Miller/Getty Images)

 

Aos 81 anos, Mick Jagger ostenta energia com a mesma vitalidade de sempre. Em entrevistas, ele sempre foi aberto sobre o desejo de continuar se apresentando:

Essa pergunta me fazem desde que eu tinha 31 anos", Jagger disse à revista Rolling Stone em 2021, questionado sobre a turnê No Filter.

"E a resposta é a mesma. Não sei. Quer dizer, qualquer coisa pode acontecer. Sabe, se as coisas estiverem boas no ano que vem e todos estiverem se sentindo bem sobre a turnê, tenho certeza de que faremos shows."

 

E de fato, a banda se manteve na estrada em 2022 e 2024.

Keith Richards (GETTYIMAGES / REPRODUÇÃO)


Keith Richards
, por sua vez, também já comentou sobre o assunto em uma entrevista realizada para o The Guardian em 2023:

 

É claro que isso vai acabar em algum momento, mas todos estão em boa forma. Não há pressa. Estamos nos divertindo muito fazendo isso. E é isso que fazemos. Quando eu digo, 'Não consigo mais fazer isso', a guitarra me mostra que há outra maneira de fazer isso"

 

Mesmo admitindo que a idade e a artrite nas mãos afetaram seu estilo de tocar guitarra, Richards demonstrou adaptabilidade:

 

Quando penso 'Não consigo mais fazer isso', a guitarra me mostra que há outra maneira de fazer as coisas. A música é sempre um desafio", disse ele à NME em 2022. "Mas é isso que a torna tão interessante."

 

Roonie Wood (GETTYIMAGES / REPRODUÇÃO)



Ronnie Wood
, por outro lado, adotou uma nova abordagem para as turnês:

 

Gosto de tomar sucos verdes e fazer exercícios leves com meu personal trainer, apenas para manter a circulação funcionando, o que é essencial à medida que envelhecemos", disse ele ao The Sun em abril. "Sempre tem muita festa na estrada, mas também gosto de ter meu tempo de descanso."

 

música banda show rock tour music RollingStones rolling stones mickjagger tunê

Leia também

SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show


Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'