- Russo Passapusso (Foto: Divulgação) | Planet Hemp (Foto: Fernando Schlaepfer)
Baseado em Fatos Reais

Russo Passapusso admite influência do Planet Hemp sobre BaianaSystem: 'BNegão sempre foi diplomata da música'

O BaianaSystem participará do show que comemora os 30 anos do Planet Hemp

Redação Publicado em 05/07/2024, às 19h31

Para celebrar os 30 anos, o Planet Hemp fará um show especial. Baseado em Fatos Reais: 30 Anos de Fumaça acontece no dia 11 de julho, no Espaço Unimed, em São Paulo. Na mesma ocasião, será gravado um DVD. 

Além da formação atual da banda — Marcelo D2, BNegão, Formigão, Pedro Garcia, Daniel Ganjaman e Nobru — a apresentação incluirá convidados como Pitty, BaianaSystem, Major RD, Rodrigo Lima (Dead Fish) e Tropkillaz.

+++LEIA MAIS: Planet Hemp é 'muito mais' que rap rock: 'Muito samba, Bezerra da Silva, jazz e um monte de coisa junto' [ENTREVISTA]

Russo Passapusso, do BaianaSystem, comentou a influência do Planet Hemp sobre o grupo de Salvador: "O BaianaSystem é um celeiro do que a gente chama de antropofagia".

"O Planet sempre foi um referencial. A gente vem de uma escola que tem a história de Roberto Barreto, com a guitarra baiana. Todas as referências que tem de guitarra, de distorção, de escola, de bandas, de trio elétrico — já se fala da eletricidade dentro da música brasileira ali, as relações da Tropicália, como Mutantes... O Baiana sempre teve muitas dessas influências", continuou. 

Se eu falar sobre o que nos une, vou remontar a 10, 12, quase 15 anos atrás, ou mais, quando encontrei BNegão, Roberto Barreto... O BNegão sempre foi um diplomata da música brasileira, um cara que viajava muito e pegava pedaços de cada lugar e ia montando esse quebra-cabeça, mostrando que o Brasil é uma ponte só, uma história só. 

"Por ser uma banda de reggae, com dub, com graves acentuados — depois os graves começaram a ficar distorcidos", lembrou das mudanças no Planet Hemp que refletiram sobre o BaianaSystem. "Cito dubstep, essa relação do drive, que já vinha acontecendo nos graves, a engenhosidade da música jamaicana, fazendo graves e os agudos, começando a trabalhar com frequências e com efeitos em cima disso..."

Esse rock 'n' roll veio explodindo através da nossa relação com o público. 

O vocalista ainda ressaltou que a Bahia também é berço de grandes artistas do rock, e BNegão seria um dos principais responsáveis por uni-los:

E aí a grande escola de rock and roll da Bahia, né? A gente tem muitas bandas por lá: Dois Sapos e Meio, Retrofoguetes, a Pitty — nossa, tanta gente. É uma escola de rock muito pouco conhecida e tem que ser muito lembrada dentro disso. BNegão é o elo, ele foi mostrando para a gente referências como Bad Brains. É um grande celeiro de misturas e uma grande influência do Baiana System.

 

música show Bahia Planet Hemp Reggae BNegão 30 anos baseado em fatos reais

Leia também

Avenged Sevenfold celebra 25 anos de carreira com museu virtual


Justin Bieber compartilha homenagem comovente a Liam Payne; veja


A missão relacionada a John Lennon que Sean Ono Lennon acredita ter


A música que fez o Metallica ser acusado de “se vender” pela 1ª vez


A opinião crítica de Billy Joel sobre o próprio hit “Piano Man”


A surpreendente opinião de Kate Bush sobre o punk rock