Primeiro single do projeto Sabotage 50 anos foi lançado nesta terça, 18, com participação de N.I.N.A do Porte
Felipe Grutter Publicado em 18/04/2023, às 11h11
Um dos maiores rappers brasileiros da história, Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, completaria 50 anos em 2023, no dia 3 de abril. Para celebrar vida e carreira do cantor, a família dele anunciou projeto mais que especial com novidades muito interessantes, como disco inédito (com parceria da gravadora Som Livre), filme, livro biográfico ilustrado e mais.
Intitulado Sabotage 50 anos, o projeto é comandado por Tamires Rocha e Wanderson "Sabotinha" dos Santos, filhos do artista icônico, e também contará com exposição imersiva, série de curtas, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria. Durante entrevista à Rolling Stone Brasil, Tamires falou sobre esta série de homenagens, que iniciou nesta terça, 18, com lançamento do remix de "Respeito É Pra Quem Tem," com participação de N.I.N.A do Porte.
+++LEIA MAIS: Filipe Ret, atração do Lollapalooza: 'Rap é evolução da música' [ENTREVISTA]
"Esse projeto já está no nosso coração já faz um tempo. Com os fãs, sempre mantemos o legado [do Sabotage] vivo. Também temos muitas coisas do meu pai que gostaríamos que fossem compartilhadas com os fãs, com as pessoas que ouvem e curtem ele, não ficasse só conosco," afirmou a filha do rapper.
Então, começamos a pensar em diversos projetos, muitas coisas, muitas ideias... para colocá-las em prática.
O álbum com regravações deve ser lançado ainda em 2023 e, além de N.I.N.A do Porte, Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga também foram convidados. Cada artista regravará um clássico de Sabotage com novos versos. A organização de Sabotage 50 anos decidiu trazer nomes que nunca gravaram canções do rapper - por isso Mano Brown, RZO e Rappin' Hood não participam do álbum.
+++LEIA MAIS: Doja Cat revela que próximo disco será apenas rap: 'Chega de pop'
À Rolling Stone Brasil, Tamires explicou como esses artistas foram escolhidos para as regravações porque são inspirados pelo Sabotage, além de ter uma relação com os filhos. "Nesse novo álbum, a gente traz uma cara nova. Eles escrevem hoje porque foram inspirados por alguém, e esse alguém foi Sabotage," disse.
Nada melhor que começar o ciclo do novo disco com N.I.N.A do Porte, que representa muito a mulher preta da periferia, segundo Tamires Rocha. "Vamos dizer que somos o Lado B do Sabotage: lado negro que milita pela favela e nossas causas. 'Respeito É Pra Quem Tem' é uma música que marcou muito a vida dela, marca a minha e de muitas pessoas," explicou. Para ouvir no Spotify, clique aqui.
Escolhemos abrir o álbum com essa música para todo mundo ver que respeito é para quem tem, respeitar as minas, favela, periferia e nossa luta!
+++LEIA MAIS: Lil Wayne reclama de lista dos melhores rappers: 'Sou o número um'
Os outros produtos além do álbum ainda estão se previsão de lançamento, mas o livro biográfico e a exposição imersiva, a qual contará com objetos, manuscritos e itens de Sabotage, devem sair ainda em 2023. Já o filme encerrará esse manifesto de 50 anos - e spoiler: contará com músicas inéditas que fazem parte do legado do cantor.
Sabemos que Sabotage não é algo pequeno, nem limitado. Quando sou fã de um artista, quero ver tudo sobre ele, uma série, filme, livro, músicas inéditas… então a gente sempre quer algo a mais do nosso ídolo. Já tínhamos esses projetos em mente e agora colocamos todo em prática.
Como Tamires Rocha explicou, ela e Sabotinha querem surpreender os fãs com Sabotage 50 anos e mostrar toda importância que o artista tem até hoje, não só dentro do rap, mas também na música brasileira.
+++LEIA MAIS: A impagável reação de Ozzy Osbourne ao ouvir rapper regravando sua música
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”
A ocasião que deve fazer o Titãs se reunir novamente em 2027, segundo jornalista