- Arthur Verocai e Samantha Schmütz (Foto: Daniel Chiacos)
Coala Festival 2024

Samantha Schmütz cantará em show de Arthur Verocai no Coala Festival

Famosa pelo trabalho como comediante, artista investe na carreira musical e dá continuidade à parceria com o maestro iniciada em 2023

Por Rodrigo Tammaro Publicado em 05/09/2024, às 16h11

Vivendo uma nova fase da carreira, a artista multifacetada Samantha Schmütz está focada na música. No próximo sábado (7 de setembro), ela estará no Coala Festival para cantar no show do maestro Arthur Verocai. A apresentação também contará com as vozes de Carlos Dafé e Paula Santoro, e tem como convidado especial Mano Brown.

Morando desde 2022 em Los Angeles, onde se dedica aos estudos de canto e à atuação, Samantha participou da primeira turnê de Verocai no ano passado nos Estados Unidos. Ao todo, eles fizeram cinco apresentações juntos.

Cantar com o Verocai na tour dos EUA foi um renascimento artístico pra mim. Praticamente uma permissão de entrada na música. Me senti muito acolhida por esse mestre da música que temos. Hoje, fazer esse show no Brasil é uma maneira de me renovar na música, no melhor dos berços, e ainda ao lado de grandes músicos e pessoas que eu sou fã e admiro, como Carlos Dafé e Mano Brown. Tudo muito especial”, disse a artista à Rolling Stone.

+++LEIA MAIS: Coala Festival 2024 terá show de Xande de Pilares cantando Caetano Veloso

Parceria musical

Reconhecido internacionalmente, o maestro, arranjador e multi-instrumentista brasileiro ganhou popularidade entre rappers europeus e americanos nos últimos 15 anos. Vários artistas do gênero utilizaram trechos e arranjos do álbum homônimo lançado por Verocai em 1972. A estimativa é de que mais de 50 registros fonográficos mundo afora tenham samples retirados da obra do músico. 

A parceria entre os dois começou em 2023 a partir de um convite do produtor americano Adrian Younge, que faz parte do projeto Jazz is Dead

Apresentei o meu trabalho de cantora para o Adrian Younge e ele viu a minha musicalidade em primeiro plano. Foi quando ele me sugeriu para a tour do Verocai que estava produzindo. O Verocai, por já conhecer o meu trabalho, aprovou e fizemos uma turnê incrível!”, lembra a artista.

O resultado foi tão positivo que Samantha foi convidada por Younge para fazer um álbum de músicas inéditas em português e inglês. “A gravação contou com uma orquestra de 30 músicos e foi tudo registrado de maneira analógica, como se fazia antigamente”, conta. O trabalho já está pronto e tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. 

Samantha é sucesso nos diversos segmentos em que atua: atriz, cantora, compositora, apresentadora, empresária, produtora e comediante. Com 25 anos de carreira, a artista traz em sua trajetória projetos marcantes nas telonas, nos palcos e na TV. Ela iniciou seus estudos de canto aos 17 anos e pouco tempo depois já estava se apresentando em bares na sua cidade natal, Niterói, no Rio de Janeiro. 

+++LEIA MAIS: Tyler the Creator é visto em show de Arthur Verocai

Com tantos projetos variados, Samantha Schmütz vê com bons olhos o fato de não ser tão popular nos Estados Unidos. “Estou tendo a oportunidade de não estar enquadrada em prateleira nenhuma, diferente do Brasil, em que todo mundo relaciona o meu nome à minha atuação na comédia.”

O foco na música, no entanto, não significa que os outros trabalhos foram deixados de lado. Enquanto marca presença no Coala Festival, que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, Samantha Schmütz segue com as gravações do Vai Que Cola. A 12ª temporada do programa estreia em 23 de setembro, no  Multishow.

carreira musica Samantha Arthur coala verocai schmutz

Leia também

Lenny Kravitz: Frejat se pronuncia sobre show de abertura interrompido: 'Indignado com o desrespeito'


Sean Ono Lennon diz que começou a fazer música para 'preencher o vazio' após morte do pai, John Lennon


Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'


Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'


Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”


A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra