Etapa australiana da excursão final da banda teve datas comprometidas após Deryck Whibley ser diagnosticado com pneumonia
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 05/12/2024, às 16h51
Os fãs de Sum 41 na Austrália devem ficar sem assistir à turnê de despedida da banda, Tour of the Setting Sum. A sequência de shows que aconteceria no país entre esta semana e a próxima, incluindo participação como headliner no festival Good Things, teve de ser cancelada.
O motivo é a saúde de Deryck Whibley. O vocalista foi diagnosticado com pneumonia e não poderia manter os compromissos. Tanto ele quanto os colegas — Dave “Brownsound” Baksh (guitarra), Jason “Cone” McCaslin (baixo), Tom Thacker (guitarra) e Frank Zummo (bateria) — chegaram a viajar para o país na Oceania.
Em nota publicada nas redes sociais, o grupo canadense de pop punk lamenta o cancelamento, mas enfatiza que o Good Things ainda irá acontecer com as demais atrações. O texto afirma:
“É com profunda tristeza e pesar que anunciamos que nossa turnê australiana de 2024 não poderá prosseguir. Estávamos mais do que animados para fazer esta turnê de 4 a 12 de dezembro e nos conectar com nossos fãs australianos mais uma vez. Agora que estamos aqui, e sob a orientação e direção de vários médicos australianos, está claro que Deryck está muito mal para se apresentar. Entendemos e apreciamos sua decepção — estamos arrasados também.”
Não é a primeira vez que Whibley sofre de pneumonia. Em setembro de 2023, ele chegou a ser internado para tratar o diagnóstico, recebendo alta na sequência.
Conforme lembrado pelo Blabbermouth, sua saúde passou a ser um ponto de atenção após, em 2014, ele ter sofrido um desmaio na cozinha de casa. Com problemas de fígado e rins, Deryck foi colocado em coma induzido por uma semana. A medida visava auxiliar seu corpo na desintoxicação do álcool. Desde então, o cantor abandonou a bebida e mudou seu estilo de vida.
Fundado em 1994 (sob o nome Kaspir), o Sum 41 causou surpresa ao anunciar que realizaria uma turnê de despedida e encerraria atividades. Todos os seus integrantes têm entre 44 e 46 anos, exceção feita ao também jovem Tom Thacker, que está com 50.
Em entrevista à rádio CJAY 92 (via site Igor Miranda), Deryck Whibley explicou a motivação por trás para o fim. Aproveitou também para celebrar o álbum derradeiro Heaven :x: Hell, disponibilizado no início do ano.
“Assim que o disco foi finalizado, eu percebi que depois de todos esses anos com meu foco de 1.000% no Sum 41 o dia todo, todos os dias, não tinha muito mais disso em mim para continuar. Estive nessa banda desde que eu estava no colégio. Chegou a um ponto em que gostaria de colocar um pouco de foco e energia em outra coisa. Este é provavelmente o melhor álbum que já fizemos e essa versão da banda é a melhor que já tivemos ao vivo. É uma ótima maneira de sair de cena.”
Em conversa com o jornalista Marcelo Vieira para o site Igor Miranda, o baixista Jason “Cone” McCaslin deixou claro que a decisão foi tomada por Whibley. Porém, deu razão ao cantor.
“Desde que éramos adolescentes, a única coisa que fizemos na vida foi isso. A banda terá quase 30 anos quando acabar, e todos nós estamos na faixa dos 40. É normal que ele queira explorar outras coisas e não ache que pode fazer isso com a banda ainda ativa. [...] Não quer dizer que não gostemos mais desse ritmo frenético [de atividades de uma banda]. Mas chega um ponto em que, se você quer fazer algo diferente, a banda se torna um empecilho, pois sempre haverá algo relacionado a ela [acontecendo].”
+++ LEIA MAIS: Deryck Whibley, do Sum 41, acusa ex-empresário de abuso sexual
+++ LEIA MAIS: Sum 41 chega ao fim após 27 anos de carreira
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo