João Ricardo, fundador do grupo, proibiu reprodução de clássicos como ‘O Vira’ e ‘Sangue Latino’
por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 10/07/2023, às 22h30
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou o uso de cinco músicas do Secos & Molhados em uma série documental sobre a banda. A decisão põe fim à disputa entre a produtora Santa Rita Filmes e o músico João Ricardo.
De acordo com o TJ-SP, o direito à informação sobre o grupo deve ser preservado.
"Entendo que, na espécie, o direito de informação, constitucionalmente previsto deve ser garantido, assegurando à coletividade a possibilidade de resgatar dita evolução cultural, sendo incabível a pretensão de enclausurá-la na esfera pessoal do agravado [João Ricardo],” disse o desembargador João Baptista Galhardo Júnior, relator do caso.
Por outro lado, os advogados de João Ricardo argumentam que a biografia na qual o trabalho é inspirado, Primavera nos dentes – A história do Secos & Molhados, retrata o fundador do Secos & Molhados como responsável pelo fim do trio, o que também poderia ser transmitido na obra audiovisual. O artista pode recorrer da decisão.
A série conta com quatro episódios baseados no livro do jornalista Miguel de Almeida e deve ser exibida pelo Canal Brasil em agosto.
João Ricardo formou a banda originalmente com Ney Matogrosso e Gerson Conrad na década de 1970. Ney e Conrad romperam relações com João.
Lenny Kravitz: Frejat se pronuncia sobre show de abertura interrompido: 'Indignado com o desrespeito'
Sean Ono Lennon diz que começou a fazer música para 'preencher o vazio' após morte do pai, John Lennon
Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'
Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'
Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”
A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra