- Jota Quest (Foto: Divulgação)
Curiosidade

'Só Hoje', do Jota Quest, quase foi deixada de lado; entenda

Integrantes do Jota Quest não acreditavam que 'Só Hoje' deveria ser gravada, até serem convencidos pelo produtor

Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 11/10/2023, às 18h17

Jota Quest lançou no último domingo, 8, De Volta Ao Novo, primeiro álbum de inéditas desde 2015. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Rogério Flausino, Marco Túlio e Paulinho Fonseca falaram sobre o novo disco e a celebração dos 25 anos da banda. A conversa, dividida em partes, está sendo divulgada pelo Instagram.

Dentre as diversas histórias contadas, Flausino revelou como o sucesso "Só Hoje" ganhou seu espaço no Discotecagem Pop Variada (2002). O grupo já havia lançado Oxigênio (2000) e estava se adaptando a um novo estúdio. "Nós estávamos compondo o próximo disco e o Rogério, com o violãozinho na beira da piscina, ficava dizendo, 'Olha a música nova que eu fiz', toda hora," contou Marco Túlio. "Ninguém nem olhava," acrescentou Rogério.

De acordo com o guitarrista, o restante da banda buscava sonoridades diferentes das encontradas na balada que estava nascendo sob os dedos do vocalista. Foi preciso que o produtor chamasse atenção para a música para que o grupo ficasse convencido de que deveria gravá-la. "Ela estava pedindo passagem, na nossa cara," disse Túlio sobre como "Só Hoje" sobreviveu à rejeição inicial dos membros do Jota Quest.

Teria sido Liminha que, no último ensaio, constatou que faltava uma música para completar o álbum. Era a oportunidade perfeita para que a canção encontrasse seu espaço no disco de 2002. "Pelo PJ, nem ia ter a música. Ele nem quis gravar," declarou Flausino. Por isso, foi o produtor quem gravou o baixo. 

"A gente fez um arranjo muito purista, R&B sei lá das quantas, que era muito sofisticado. Na hora da mixagem, do jeito que estava, não ia dar," comentou Fonseca. Depois de ser remodelada, a composição do "violãozinho do Rogério" se tornou um grande hit. O sucesso foi tanto, que a banda nem precisava tocar a música: os fãs passaram a assumir esse papel. "A gente não toca ela no show, o povo que canta," confessou o baterista.

Certa vez, inclusive, o Jota Quest precisou fugir da própria setlist após ser vencido por um pedido do público a plenos pulmões: "No Rock In Rio 2011, a gente só tinha uma hora de show. Na oitava ou na nona música, a galera começou a cantar 'Só Hoje' no intervalo de uma música para a outra, e não era ela naquela hora, tinha uma música antes dela," lembrou Rogério. Relembre o momento:

No Spotify, "Só Hoje", nas versões original e acústica, estão entre as cinco mais ouvidas do Jota Quest.

música composição jota quest rogério flausino pj paulinho fonseca márcio buzelin discotecagem pop variada Marco Túlio Só Hoje De Volta Ao Novo

Leia também

Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles


O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais


Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”