Grimes ainda detonou leis de direitos autorais e elogiou uso de inteligência artificial
Redação Publicado em 11/06/2023, às 12h25
Grimes deu opinião polêmica sobre músicas feitas com uso de inteligência artificial. Para a cantora, o Spotify e outros serviços de streaming deveriam contar com uma seção apenas para faixas do tipo.
Perguntada sobre a necessidade do artista original consentir com a reprodução de sua voz com inteligência artificial no podcast UTOPIA Talks (via NME), Grimes afirmou: "Eu acho que é bom ter consentimento. Eu, particularmente, não me incomodaria, mas acho que pensar em respeitar as pessoas é bom. Se eles não querem isso... É o controle criativo. Então, você precisa estar aberto a isso.
"Acho que há sistemas que podem tornar as coisas um pouco mais fáceis. Queremos uma petição para o Spotify... Você sabe, tem as suas faixas mais ouvidas, seus álbuns novos, lançamentos e participações. Se eles fizessem uma seção para IA, especificando que não são os próprios artistas lançando, ficaria menos confuso e o controle de qualidade seria mais fácil," continuou.
Sobre as leis de direito autoral, Grimes já havia deixado sua opinião clara em entrevista à Jaguar: "Direito autoral é uma merda. Não acho que a arte pertença a alguém." No podcast, ela completou: "Por que todo mundo não deveria ter direito de usar sua voz? Parece legal e empolgante, coisas lindas podem surgir disso."
+++LEIA MAIS: Grimes acusa jornalistas de 'stalking' por dados de Elon Musk
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo